Resumo:
O presente estudo delineou, como objetivo geral, analisar os currículos de Licenciatura em Pedagogia, instituídos nos anos de 2004, 2008 e 2014 pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, fundamentando-se em uma análise documental. Tal proposta, aliada às teorizações de pesquisadores como Carvalho (2011), Dardot e Laval (2016), Foucault (1994, 1995, 2004, 2010, 2015), Veiga-Neto (2005), Veiga-Neto e Lopes (2011), Portella (2019), Anflor (2019), Machado (2018), dentre outros, constitui o arcabouço teórico e legal que embasa a pesquisa. A compreensão acerca do processo de construção de políticas e normatizações, que regulamentam a formação inicial do Pedagogo em diferentes momentos históricos, foi um caminho necessário para analisar os contextos que conduziram a elaboração dos currículos para o referido curso ofertado pela UERGS. Essa trajetória evidenciou as questões sociais, educativas e políticas que foram emergenciadas em cada matriz curricular analisada e que constituíram a figura do Pedagogo generalista. Esse profissional foi (re)inventado pelo campo formativo emergenciado pelos documentos, especialmente pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, que provocou, como efeitos, o alargamento das funções atribuídas ao Pedagogo. Assim, é possível evidenciar que o Pedagogo generalista é constituído pela atual matriz curricular do curso, que contempla uma formação voltada tanto à docência quanto à gestão educacional em espaços escolares e não escolares. O Pedagogo constituído nesse contexto está em permanente reinvenção de forma a atender às demandas do momento vivenciado.