A presente pesquisa se trata de um Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia e procura analisar as contribuições do processo de Contação de Histórias na Educação Infantil para a formação integral das crianças enquanto futuras leitoras. Considerando esse objetivo da investigação, foi necessário fazer um breve relato sobre o processo histórico da Contação de Histórias até a contemporaneidade, bem como a importância da leitura deleite. Metodologicamente, a pesquisa é de abordagem qualitativa no campo das Ciências Humanas, utilizando-se de Revisão Bibliográfica para possibilitar os entendimentos necessários para o aprofundamento teórico e documental acerca da temática e estudo de campo. Os instrumentos adotados para a coleta de dados, foram questionários aplicados a três professores da Educação Infantil e o Diário de Campo com vivências relacionadas à contação de histórias que foram registradas diariamente no estágio da Educação Infantil da pesquisadora. A análise das respostas dos docentes demonstrou reconhecerem a importância de práticas de contação de histórias com ou sem intencionalidade, como na leitura deleite. No entanto, alguns relatos evidenciam a predominância da utilização de histórias em vista dos objetivos de aprendizagem. O Diário de Campo, por sua vez, ressaltou o quanto as crianças sentem-se interessadas e curiosas acerca das histórias, destacando que o cotidiano deve ser explorado para possibilitar a construção de descobertas na Educação Infantil. Conclui-se que a contação de histórias é indispensável nessa etapa escolar em virtude de suas contribuições para a aprendizagem e para desenvolver o gosto pelo universo literário.