REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Reflexões sobre as práticas de ensino de ciências em uma turma do 4° ano de uma escola estadual no município de Alegrete, RS

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Baldoni, Daiana Bortoluzzi
dc.contributor.author Azevedo, Paula Regina do Nascimento
dc.date.accessioned 2021-04-12T12:11:11Z
dc.date.available 2021-04-12T12:11:11Z
dc.date.issued 2020
dc.date.submitted 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1222
dc.description.abstract O presente estudo teve por objetivo compreender os desafios e as possibilidades do Ensino de Ciências nos Anos Iniciais de uma Escola de Estadual de Alegrete, RS. Diante disso, a pesquisa analisou as metodologias de ensino de Ciências aplicadas em uma turma do 4º ano, a fim de contribuir com discussões pedagógicas relevantes no âmbito educacional. Inicialmente, foi realizado um estudo bibliográfico sobre abordagens pedagógicas que podem ser utilizadas para o ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com base nas contribuições de autores como Delizoicov e Angotti (1998), Lorenzetti e Delizoicov (2001), Chassot (2000, 2003, 2008), Becker (1999), dentre outros teóricos. Após essa etapa foi aplicada uma entrevista com a professora regente e foram realizadas 20 horas de observação de aulas na referida turma. Os resultados analisados perante as observações e a entrevista mostraram que há uma pluralidade de metodologias adotadas, entre o modelo tradicional, modelo ciência-tecnologia-sociedade e com indicativos do modelo construtivista. Diante disso, foram propostas atividades pedagógicas utilizando-se da Metodologia de Projetos, uma vez que considerou-se necessário promover uma intervenção que transformasse os métodos de ensino nessa turma. Com a adoção da metodologia de projetos, tornou-se possível construir uma alfabetização científica capaz de potencializar alternativas que favoreçam um processo de ensino-aprendizagem de qualidade, propiciando ao educando conhecimentos que os permitam ler e compreender o seu universo.
dc.language.iso 210308s2020####bl#####fr###########por#d
dc.subject Ensino fundamental
dc.subject Ensino - Ciências
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Reflexões sobre as práticas de ensino de ciências em uma turma do 4° ano de uma escola estadual no município de Alegrete, RS
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M372.85


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples