O presente estudo teve por objetivo compreender os desafios e as possibilidades do Ensino de Ciências nos Anos Iniciais de uma Escola de Estadual de Alegrete, RS. Diante disso, a pesquisa analisou as metodologias de ensino de Ciências aplicadas em uma turma do 4º ano, a fim de contribuir com discussões pedagógicas relevantes no âmbito educacional. Inicialmente, foi realizado um estudo bibliográfico sobre abordagens pedagógicas que podem ser utilizadas para o ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com base nas contribuições de autores como Delizoicov e Angotti (1998), Lorenzetti e Delizoicov (2001), Chassot (2000, 2003, 2008), Becker (1999), dentre outros teóricos. Após essa etapa foi aplicada uma entrevista com a professora regente e foram realizadas 20 horas de observação de aulas na referida turma. Os resultados analisados perante as observações e a entrevista mostraram que há uma pluralidade de metodologias adotadas, entre o modelo tradicional, modelo ciência-tecnologia-sociedade e com indicativos do modelo construtivista. Diante disso, foram propostas atividades pedagógicas utilizando-se da Metodologia de Projetos, uma vez que considerou-se necessário promover uma intervenção que transformasse os métodos de ensino nessa turma. Com a adoção da metodologia de projetos, tornou-se possível construir uma alfabetização científica capaz de potencializar alternativas que favoreçam um processo de ensino-aprendizagem de qualidade, propiciando ao educando conhecimentos que os permitam ler e compreender o seu universo.