Resumo:
O presente trabalho de conclusão do curso de Pedagogia Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS – Unidade Alegrete, refere-se a uma pesquisa cujo objetivo geral foi analisar as concepções de avaliação defendidas e manifestadas pelos docentes e como objetivos específicos, destacamos: a) identificar os instrumentos de avaliações internas nas salas de aulas; b) observar os pressupostos e os fundamentos teóricos-metodológicos usados pelos docentes em relação a temática; por fim c) identificar nos docentes suas concepções de avaliação. Dessa forma, o tema intitulado foi: Avaliação do estudo Histórico para a Roda de conversa Docente. Para isso, foi feito primeiramente um recorte histórico da Educação e seus encontros com os primeiros processos avaliativos; logo, perpassando pelas legislações, uma breve síntese das avaliações em larga escala, a roda de grupo e as análises da pesquisa. Nos amparamos em alguns autores que abordam a temática, tendo os principais citados aqui: Luckesi (1992; 2000; 2004; 2011; 2018), Hoffman (2011; 2018), Vasconcellos (2012), Paulo Freire (1996), Reis (2019), Santaiana (2015) e outros. Esta é uma pesquisa qualitativa realizada por meio da metodologia de grupo pela Plataforma Meet, levando em conta as medidas de contingência da Organização Mundial de Saúde (OMS) em relação à pandemia. O público-alvo foram docentes de diferentes áreas e de escolas periféricas do município de Alegrete sendo essas de rede estadual e municipal. Os resultados mostraram que muitos são os anseios que ainda acompanham os docentes diante da avaliação, sendo que, em alguns momentos, houve atenção somente às práticas pedagógicas em uma relação de examinar, e que o sistema educacional é um dos maiores desafios encontrados hoje, entretanto suas concepções em relação à avaliação demonstram acolhimento, busca de resultados satisfatórios e uma prática avaliativa de inclusão. Conclui-se que há a necessidade de seguimento ao grupo com essa temática, formação continuada que condiz com a realidade do docente e participação efetiva nas organizações e discussões de construção das políticas educacionais com esta pauta.