Resumo:
Este trabalho de conclusão de curso teve como tema o uso das tecnologias na Educação Jovens e Adultos (EJA). Essa pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Médio Major Belarmino Cortes, situada na cidade de Cruz Alta, RS. Buscouse analisar o uso da tecnologia nas totalidades 1 e 2, abordando os principais resultados obtidos mediante estudo de pesquisa de campo, procurando identificar como a tecnologia, que é usada em sala de aula, beneficia o ensino e a aprendizagem, avaliando as contribuições desse recurso. O objetivo principal foi verificar como as tecnologias digitais estão inseridas na aprendizagem dos alunos da EJA e o seu uso pelos educandos. Os dados foram coletados com base na metodologia de abordagem qualitativa, por meio de estudo bibliográfico. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário com perguntas semiestruturadas para os sujeitos da pesquisa. Esses sujeitos participantes da pesquisa foram 18 alunos, com idades entre 29 anos e 63 anos. Vale lembrar que, essa turma de EJA era multisseriada (1º ao 5º ano do ensino fundamental). Logo em seguida, os questionários foram organizados para serem, posteriormente, analisados. Esse estudo possibilitou compreender que, os alunos utilizam raramente as ferramentas tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem na referida escola, mas as utilizam principalmente para acessar redes sociais como Facebook e WhatsApp e para o lazer como assistir vídeos, televisão e rádio. Conclui-se que os alunos sujeitos desta pesquisa têm acesso a essas ferramentas, mas que pouco são usadas nas temáticas proposta pela EJA, de maneira que é preciso reavaliar a inserção destas tecnologias na educação, levando em conta a presença cada vez maior destas ferramentas nas escolas e sociedade.