O tema da pesquisa - O espaço da sexualidade no currículo escolar‖ tem o objetivo de verificar qual o espaço reservado, no currículo escolar, aos estudos sobre orientação sexual em duas escolas no município de Boa Vista do Incra/RS. A relevância do tema deve-se ao fato de persistirem tabus e preconceitos sobre a sexualidade humana, desconhecimentos sobre assédios e abusos sexuais envolvendo crianças e adolescentes, problemas de saúde graves provocados por doenças transmissíveis, mas de fácil solução quando há suficientes informações. A orientação sexual na escola, como um direito humano e de respeito à dignidade, em harmonia com os responsáveis pelos alunos, torna-se cada dia mais relevante. O problema da pesquisa foi em que medida há espaço no currículo escolar para a orientação sexual. A pesquisa valeu-se em especial de autores tais como Maria Amélia de Almeida Telles, Mary Neide Damico Figueiró, Guacira Lopes Louro e os Parâmetros Curriculares Nacionais. A metodologia de pesquisa foi a documental e bibliográfica, a partir da análise dos projetos político-pedagógicos de duas escolas de ensino público, do interior do Rio Grande do Sul, bem como consulta à legislação brasileira, consulta a artigos e em pesquisas concluídas sobre o tema. Os resultados obtidos pelo levantamento de dados demonstraram que o espaço para a orientação sexual nas escolas é proporcionado através de um projeto que envolve questões de saúde e sexualidade. Conclui-se que a educação é o único meio para transformar a sociedade em um lugar mais justo, democrático e que respeite a diversidade.