O ensino de ciências naturais é de extrema importância nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pois é nesta etapa que os estudantes são alfabetizados cientificamente e despertam o seu interesse pela carreira científica, conhecendo o mundo que os cerca e as transformações que nele ocorrem. Para que estes objetivos sejam alcançados, é necessário que o professor dessa etapa esteja preparado para abordar as temáticas referentes a essa área do conhecimento. Neste sentido, o presente trabalho buscou analisar a formação inicial e continuada dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na área das ciências naturais que atuam nas escolas públicas do município de Boa Vista do Incra/ RS. Para tanto, utilizou-se como metodologia a pesquisa exploratória de caráter qualitativo, bem como a pesquisa descritiva. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado questionário, o qual foi aplicado aos professores das redes municipal e estadual de Boa Vista do Incra/ RS. As respostas obtidas a partir do questionário foram discutidas em forma de categorias. Foram utilizados como respaldo teórico estudiosos da área, bem como as orientações dos Documentos Oficiais a Base Nacional Comum Curricular e o Referencial Curricular Gaúcho. Neste contexto, constou que os referidos professores das redes de ensino em estudo possuem formação inicial para ministrar aulas de ciências naturais, porém os sistemas de ensino não oferecem a formação continuada específica na área das ciências naturais. Os educadores por sua vez desenvolvem poucas atividades experimentais e/ou de campo e também utilizam com pouca frequência materiais de áudio e vídeo durante as aulas de ciências. Quanto à metodologia, constatou-se que a mais utilizada continua sendo a tradicional, que por sua vez vai contra as orientações dos documentos oficiais para o ensino de ciências da natureza.