Resumo:
Atualmente discute-se, no meio acadêmico, cada vez mais a necessidade de ser abordada desde a Educação Básica a temática “Educação Financeira” (EF) justificando-se na importância de formar, ainda na escola, um consumidor crítico e responsável. Foi com este pensamento que a pesquisa, da qual resultou este Trabalho de Conclusão de Curso, foi elaborada, tendo como objetivo geral: verificar como a temática Educação Financeira é abordada pelos livros didáticos de Matemática, direcionados ao quinto ano do Ensino Fundamental, disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático - PNLD 2019. Visando a atender este objetivo, foi proposta uma pesquisa bibliográfica, em que se considerou como objeto do estudo os livros didáticos de Matemática, direcionados ao quinto ano do Ensino Fundamental, disponibilizados no Programa Nacional do Livro Didático 2019. Em circunstâncias do COVID-19 e as aulas estarem com suas atividades remotas, o acesso foi possível a 10 (dez) dos 16 (dezesseis) livros disponibilizados. A coleta de dados se deu a partir de uma ficha, em que se buscou identificar nas obras analisadas elementos como: ano de publicação, relação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), abordagem dada a temática “Educação Financeira”. Além de estudiosos sobre o tema, utilizou-se como respaldo teórico os Documentos oficiais: BNCC e Referencial Curricular Gaúcho. Diante deste contexto, foi possível verificar que o termo “Educação Financeira” pouco é mencionado nos livros didáticos analisados e que, geralmente, são apresentadas atividades envolvendo dinheiro, principalmente, relacionando-o ao conceito de Operações com Números Decimais.