REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Possibilidades e práticas para a educação matemática de crianças da pré-escola

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Soares, Fabrício
dc.contributor.author Almeida, Michele Soares Ortiz de
dc.date.accessioned 2021-08-04T18:55:38Z
dc.date.available
dc.date.issued 2018
dc.date.submitted 2018
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1579
dc.description.abstract A matemática exerce uma relevância fundamental para o desenvolvimento das crianças, no entanto é bastante temida pelas mesmas. Frente a essa situação surge a vontade pedagógica de propor às crianças o aprendizado de uma matemática que faça sentido à vida dos alunos. E, portanto, neste trabalho de conclusão de curso propõe-se averiguar quais são as possibilidades e as práticas para a educação matemática de crianças da Pré-escola, adotadas em escolas municipais do munícipio de Cruz Alta/RS. Para atingir os objetivos propostos serão utilizados, basicamente, dois tipos de pesquisa: a qualitativa de caráter exploratório, e uma pesquisa documental com as escolas da rede municipal de ensino do município de Cruz Alta/RS. Participaram da pesquisa os professores regentes das turmas da Pré-escola, que atuam em cinco escolas municipais das classes de Educação Infantil. Além disso, verificou-se os documentos legais das escolas em relação ao ensino da educação matemática, nesse nível de ensino. Aos professores foram aplicados um questionário com questões abertas e fechadas, no qual foi respondido por dez docentes da Préescola. Já, para análise dos documentos oficiais das escolas foi utilizada uma ficha avaliativa. Tal pesquisa foi fundamentada a partir de estudos em materiais teóricos e legais sobre as temáticas da Educação Matemática na Pré-escola. Ao concluir a pesquisa constatou-se que os professores pesquisados, utilizam jogos e brincadeiras para o ensino da matemática, e que estes realmente acreditam que esta metodologia possibilita uma aprendizagem mais significativa, em que as crianças são motivadas e incentivadas. Também, concordam que os jogos são de suma importância para a formação da criança, onde o jogo ganha uma finalidade educativa. Em sua maioria, os docentes que participaram da pesquisa utilizam de atividades diversificadas em seus planejamentos, consequentemente atraindo a atenção de seus alunos com metodologias atrativas e prazerosas para os mesmos.
dc.language.iso 200713#########bl##################por##
dc.subject Educação
dc.subject Educação infantil
dc.subject Matemática - Ensino
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Possibilidades e práticas para a educação matemática de crianças da pré-escola
dc.type Arquivo digital
local.degree.date Unidade em Cruz Alta
local.degree.grantor Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
local.description.areasdoconhecimento M372.3


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples