A matemática exerce uma relevância fundamental para o desenvolvimento das crianças, no entanto é bastante temida pelas mesmas. Frente a essa situação surge a vontade pedagógica de propor às crianças o aprendizado de uma matemática que faça sentido à vida dos alunos. E, portanto, neste trabalho de conclusão de curso propõe-se averiguar quais são as possibilidades e as práticas para a educação matemática de crianças da Pré-escola, adotadas em escolas municipais do munícipio de Cruz Alta/RS. Para atingir os objetivos propostos serão utilizados, basicamente, dois tipos de pesquisa: a qualitativa de caráter exploratório, e uma pesquisa documental com as escolas da rede municipal de ensino do município de Cruz Alta/RS. Participaram da pesquisa os professores regentes das turmas da Pré-escola, que atuam em cinco escolas municipais das classes de Educação Infantil. Além disso, verificou-se os documentos legais das escolas em relação ao ensino da educação matemática, nesse nível de ensino. Aos professores foram aplicados um questionário com questões abertas e fechadas, no qual foi respondido por dez docentes da Préescola. Já, para análise dos documentos oficiais das escolas foi utilizada uma ficha avaliativa. Tal pesquisa foi fundamentada a partir de estudos em materiais teóricos e legais sobre as temáticas da Educação Matemática na Pré-escola. Ao concluir a pesquisa constatou-se que os professores pesquisados, utilizam jogos e brincadeiras para o ensino da matemática, e que estes realmente acreditam que esta metodologia possibilita uma aprendizagem mais significativa, em que as crianças são motivadas e incentivadas. Também, concordam que os jogos são de suma importância para a formação da criança, onde o jogo ganha uma finalidade educativa. Em sua maioria, os docentes que participaram da pesquisa utilizam de atividades diversificadas em seus planejamentos, consequentemente atraindo a atenção de seus alunos com metodologias atrativas e prazerosas para os mesmos.