REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

O ensino de geometria no 4º ano do Ensino Fundamental: uma reflexão a partir dos livros didáticos disponibilizados pelo PNLD 2019

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Souza, Helenara Machado de
dc.contributor.author Souza, Taiara Ribeiro
dc.date.accessioned 2021-08-04T18:59:42Z
dc.date.available
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1581
dc.description.abstract Geometria, como os demais conceitos matemáticos propostos pelos documentos oficiais para serem abordados na Educação Básica, tem sua origem nas necessidades vivenciadas pelos seres humanos, durante seu processo evolutivo. A partir deste entendimento é que o estudo que deu origem a este Trabalho de Conclusão de Curso foi pensado, tendo como temática o Ensino da Geometria no 4° Ano do Ensino Fundamental: uma reflexão a partir dos livros didáticos disponibilizados pelo PNLD 2019. Tal estudo teve por objetivo identificar como é proposto o ensino da Geometria nos livros didáticos, disponibilizados para o 4° ano do Ensino Fundamental, segundo o Programa Nacional do Livro Didático, PNLD 2019. O estudo foi realizado a partir dos pressupostos teóricos da pesquisa bibliográfica, tendo como objeto do estudo 10 (dez) dos 16 (dezesseis) livros disponibilizados pelo PNLD 2019, para a apreciação e seleção dos professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, visto que em função da pandemia do COVID 19, que vivemos atualmente, não teve-se acesso aos demais, pois as escolas encontramse em atividades remotas. E como instrumento de coleta de dados optou-se pela elaboração de uma ficha onde foi identificado elementos relevantes para o tema deste estudo, nas obras analisadas. Além dos documentos oficiais, Base Nacional Comum Curricular -BNCC, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, Referencial Curricular Gaúcho, utilizou-se como respaldo para este estudo teóricos que estudam sobre o ensino de Geometria na Educação Básica e os documentos que regulamentaram o processo de seleção dos livros didáticos, definido pelo PNLD 2019. Conclui-se que o ensino da Geometria, desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é reconhecido como de grande relevância pelos livros didáticos analisados, atendendo o que é indicado pela BNCC e pelo Referencial Gaúcho, apresentando atividades, metodologias de ensino e materiais manipuláveis, sobre este tema.
dc.language.iso 210323s2021####bl#####fr###########por#d
dc.subject Geometria - Livros didáticos
dc.subject Geometria - Ensino
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title O ensino de geometria no 4º ano do Ensino Fundamental: uma reflexão a partir dos livros didáticos disponibilizados pelo PNLD 2019
dc.type Trabalho de conclusão e Relatório curricular
local.description.areasdoconhecimento M372.47


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples