Resumo:
Geometria, como os demais conceitos matemáticos propostos pelos documentos oficiais
para serem abordados na Educação Básica, tem sua origem nas necessidades
vivenciadas pelos seres humanos, durante seu processo evolutivo. A partir deste
entendimento é que o estudo que deu origem a este Trabalho de Conclusão de Curso foi
pensado, tendo como temática o Ensino da Geometria no 4° Ano do Ensino Fundamental:
uma reflexão a partir dos livros didáticos disponibilizados pelo PNLD 2019. Tal estudo teve
por objetivo identificar como é proposto o ensino da Geometria nos livros didáticos,
disponibilizados para o 4° ano do Ensino Fundamental, segundo o Programa Nacional do
Livro Didático, PNLD 2019. O estudo foi realizado a partir dos pressupostos teóricos da
pesquisa bibliográfica, tendo como objeto do estudo 10 (dez) dos 16 (dezesseis) livros
disponibilizados pelo PNLD 2019, para a apreciação e seleção dos professores que atuam
nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, visto que em função da pandemia do COVID
19, que vivemos atualmente, não teve-se acesso aos demais, pois as escolas encontramse em atividades remotas. E como instrumento de coleta de dados optou-se pela
elaboração de uma ficha onde foi identificado elementos relevantes para o tema deste
estudo, nas obras analisadas. Além dos documentos oficiais, Base Nacional Comum
Curricular -BNCC, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, Referencial
Curricular Gaúcho, utilizou-se como respaldo para este estudo teóricos que estudam
sobre o ensino de Geometria na Educação Básica e os documentos que regulamentaram
o processo de seleção dos livros didáticos, definido pelo PNLD 2019. Conclui-se que o
ensino da Geometria, desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é reconhecido como
de grande relevância pelos livros didáticos analisados, atendendo o que é indicado pela
BNCC e pelo Referencial Gaúcho, apresentando atividades, metodologias de ensino e
materiais manipuláveis, sobre este tema.