dc.contributor.advisor |
Souza, Helenara Machado de |
|
dc.contributor.author |
Agertt, Everaldo Correa |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-04T19:30:09Z |
|
dc.date.available |
|
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.date.submitted |
2019 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1589 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho aborda a importância do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para a inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. A inclusão garante ao aluno que ele seja tratado com igualdade, perante aos demais e que juntos respeitem as diferenças tem como objetivo principal, o uso dos recursos pedagógicos no ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental nas salas de recursos multifuncionais, analisando o uso dos materiais que auxiliem na mediação e na facilitação do processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos. A inclusão garante ao aluno que ele seja tratado com igualdade, perante aos demais e que juntos respeitem as diferenças. Com relação a metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa que visa analisar o uso de materiais de ensinos matemáticos nas salas de AEE. Como instrumentos de coletas foram utilizados questionários semiestruturadas as professoras das salas de atendimento especializado e de Ensino Regular. Através deste, pode-se entender as dificuldades encontradas em sala de aula e a percepção do real significado de inclusão e o objetivo principal das salas de AEE. Ao realizar a análise percebeu-se que os materiais muitas vezes não são utilizados devido à falta de suporte, espaço físico e conhecimento do professor do Ensino Regular. O entrosamento entre os professores também é uma dificuldade, para se ter a continuidade do ensino para o aluno em atendimento. Fatores que afetam o processo de inclusão desenvolvido na escola e o desenvolvimento dos alunos nas práticas de ensino matemáticos e demais. |
|
dc.language.iso |
200713#########bl##################por## |
|
dc.subject |
Trabalho de conclusão de curso |
|
dc.subject |
Atendimento Educacional Especializado - AEE |
|
dc.subject |
Educação inclusiva |
|
dc.subject |
Inclusão - Educação |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.title |
O uso de materiais pedagógicos para o ensino de matemática nas salas de recursos multifuncionais |
|
dc.type |
Arquivo digital |
|
local.contributor.advisor-co |
Soares, Fabrício |
|
local.degree.date |
Unidade em Cruz Alta |
|
local.degree.grantor |
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul |
|
local.description.areasdoconhecimento |
M372.851 |
|