| dc.contributor.advisor | Souza, Helenara Machado de | |
| dc.contributor.author | Agertt, Everaldo Correa | |
| dc.date.accessioned | 2021-08-04T19:30:09Z | |
| dc.date.available | ||
| dc.date.issued | 2019 | |
| dc.date.submitted | 2019 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1589 | |
| dc.description.abstract | O presente trabalho aborda a importância do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para a inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. A inclusão garante ao aluno que ele seja tratado com igualdade, perante aos demais e que juntos respeitem as diferenças tem como objetivo principal, o uso dos recursos pedagógicos no ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental nas salas de recursos multifuncionais, analisando o uso dos materiais que auxiliem na mediação e na facilitação do processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos. A inclusão garante ao aluno que ele seja tratado com igualdade, perante aos demais e que juntos respeitem as diferenças. Com relação a metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa que visa analisar o uso de materiais de ensinos matemáticos nas salas de AEE. Como instrumentos de coletas foram utilizados questionários semiestruturadas as professoras das salas de atendimento especializado e de Ensino Regular. Através deste, pode-se entender as dificuldades encontradas em sala de aula e a percepção do real significado de inclusão e o objetivo principal das salas de AEE. Ao realizar a análise percebeu-se que os materiais muitas vezes não são utilizados devido à falta de suporte, espaço físico e conhecimento do professor do Ensino Regular. O entrosamento entre os professores também é uma dificuldade, para se ter a continuidade do ensino para o aluno em atendimento. Fatores que afetam o processo de inclusão desenvolvido na escola e o desenvolvimento dos alunos nas práticas de ensino matemáticos e demais. | |
| dc.language.iso | 200713#########bl##################por## | |
| dc.subject | Atendimento Educacional Especializado - AEE | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.subject | Educação inclusiva | |
| dc.subject | Inclusão - Educação | |
| dc.subject | Trabalho de conclusão de curso | |
| dc.title | O uso de materiais pedagógicos para o ensino de matemática nas salas de recursos multifuncionais | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.contributor.advisor-co | Soares, Fabrício | |
| local.degree.date | Unidade em Cruz Alta | |
| local.degree.grantor | Universidade Estadual do Rio Grande do Sul | |
| local.description.areasdoconhecimento | M372.851 |