O presente trabalho aborda a importância do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para a inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. A inclusão garante ao aluno que ele seja tratado com igualdade, perante aos demais e que juntos respeitem as diferenças tem como objetivo principal, o uso dos recursos pedagógicos no ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental nas salas de recursos multifuncionais, analisando o uso dos materiais que auxiliem na mediação e na facilitação do processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos. A inclusão garante ao aluno que ele seja tratado com igualdade, perante aos demais e que juntos respeitem as diferenças. Com relação a metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa que visa analisar o uso de materiais de ensinos matemáticos nas salas de AEE. Como instrumentos de coletas foram utilizados questionários semiestruturadas as professoras das salas de atendimento especializado e de Ensino Regular. Através deste, pode-se entender as dificuldades encontradas em sala de aula e a percepção do real significado de inclusão e o objetivo principal das salas de AEE. Ao realizar a análise percebeu-se que os materiais muitas vezes não são utilizados devido à falta de suporte, espaço físico e conhecimento do professor do Ensino Regular. O entrosamento entre os professores também é uma dificuldade, para se ter a continuidade do ensino para o aluno em atendimento. Fatores que afetam o processo de inclusão desenvolvido na escola e o desenvolvimento dos alunos nas práticas de ensino matemáticos e demais.