Este trabalho de conclusão intitulado “Os princípios que fundamentam a leitura na Educação Infantil, segundo três documentos oficiais” foi realizado durante o ano de 2020. Trata-se de uma pesquisa documental de cunho qualitativo, desenvolvida com a finalidade de esclarecer à seguinte questão: Qual a proposta de Ensino de Leitura na Educação Infantil, segundo os documentos oficiais? Para responder à pergunta, o objetivo principal deste estudo foi verificar como os documentos oficiais orientam a prática de leitura na Educação Infantil. Como instrumento de coleta de dados foi elaborada uma ficha visando analisar elementos como: nome do documento, autoria, ano de publicação, enfoque, entre outros dados que foram necessários. Através da análise dos documentos, procurou-se verificar qual a abordagem referente à temática leitura na Educação Infantil. Ao analisar os documentos foi possível perceber que sendo documentos importantes para a Educação Infantil deveriam ter mais abordagens sobre o ato de ler e a importância da leitura. Portanto, fica o registro da necessidade de uma possível revisão ou atualização desses documentos, que venham incluir metodologias de leitura de vários gêneros de textos, a fim de que as crianças da Educação Infantil possam desenvolver o gosto pelo ouvir e pelo interpretar histórias, bem como a motivação para diferentes leituras, elementos de suma relevância para o desenvolvimento integral das crianças.