REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

As dificuldades de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na Escola Santa Clara, na cidade de Tupanciretã, RS: um relato das expectativas dos familiares.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Stramare, Odilon Antônio
dc.contributor.author Silva, Eva Altina Rodrigues da
dc.date.accessioned 2021-08-09T16:32:48Z
dc.date.available
dc.date.issued 2019
dc.date.submitted 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1638
dc.description.abstract O presente trabalho de conclusão intitulado “As dificuldades de inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) nas escolas regulares da cidade de Tupanciretã: um relato dos familiares”. Como objetivo principal procurou verificar como está acontecendo o processo de inclusão de alunos com autismo nas escolas regulares de classes comuns, da cidade de Tupanciretã e, inclusive, identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos familiares desses alunos para inclui-los. Ao encontro disso, esta pesquisa teve como questão-problema, a seguinte pergunta: “Quais as dificuldades enfrentadas pelos familiares dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que frequentam a instituição Santa Clara, uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), para incluí-los numa escola de ensino regular? Por essa razão, a escolha da temática justifica-se pela importância do processo de inclusão para os alunos com TEA acerca do seu desenvolvimento por completo. A coleta de dados foi feita na Instituição Santa Clara, APAE de Tupanciretã/RS, onde após uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto, uma apresentação da pesquisa para a direção foi elaborado dois questionários com perguntas abertas, o primeiro foi feito a diretora da mesma e teve como objetivo conhecer o funcionamento e identificar o número de alunos frequentes que diagnosticado com autismo, o segundo foi elaborado para se entregue ao pais que aceitasse participar da pesquisa, e por orientação da direção ela mesma entregou e explicou como proceder. Os resultados se mostraram de forma satisfatória, respondendo ao problema inicial da pesquisa e identificando as principais dificuldades encontradas ao acesso à escola regular, segundo as informações obtidas. Sendo assim podemos concluir com a presente pesquisa a existência de Leis que tratam a educação inclusiva como direito, mas que isso está muito no papel, o autismo é um assunto que precisa ter muito mais destaque e atenção do poder público, que precisa oferecer capacitação para os profissionais, o diagnóstico de autismo vem junto com muitos desafios precisamos buscar formas para melhor trabalhar com ele.
dc.language.iso 200713#########bl##################por##
dc.subject Educação especial
dc.subject Educação
dc.subject Educação inclusiva
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Transtorno do Espectro Autista - TEA
dc.title As dificuldades de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na Escola Santa Clara, na cidade de Tupanciretã, RS: um relato das expectativas dos familiares.
dc.type Arquivo digital
local.degree.date Unidade em Cruz Alta
local.degree.grantor Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
local.description.areasdoconhecimento M376


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples