Resumo:
O presente trabalho de conclusão intitulado “As dificuldades de inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) nas escolas regulares da cidade de Tupanciretã: um relato dos familiares”. Como objetivo principal procurou verificar como está acontecendo o processo de inclusão de alunos com autismo nas escolas regulares de classes comuns, da cidade de Tupanciretã e, inclusive, identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos familiares desses alunos para inclui-los. Ao encontro disso, esta pesquisa teve como questão-problema, a seguinte pergunta: “Quais as dificuldades enfrentadas pelos familiares dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que frequentam a instituição Santa Clara, uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), para incluí-los numa escola de ensino regular? Por essa razão, a escolha da temática justifica-se pela importância do processo de inclusão para os alunos com TEA acerca do seu desenvolvimento por completo. A coleta de dados foi feita na Instituição Santa Clara, APAE de Tupanciretã/RS, onde após uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto, uma apresentação da pesquisa para a direção foi elaborado dois questionários com perguntas abertas, o primeiro foi feito a diretora da mesma e teve como objetivo conhecer o funcionamento e identificar o número de alunos frequentes que diagnosticado com autismo, o segundo foi elaborado para se entregue ao pais que aceitasse participar da pesquisa, e por orientação da direção ela mesma entregou e explicou como proceder. Os resultados se mostraram de forma satisfatória, respondendo ao problema inicial da pesquisa e identificando as principais dificuldades encontradas ao acesso à escola regular, segundo as informações obtidas. Sendo assim podemos concluir com a presente pesquisa a existência de Leis que tratam a educação inclusiva como direito, mas que isso está muito no papel, o autismo é um assunto que precisa ter muito mais destaque e atenção do poder público, que precisa oferecer capacitação para os profissionais, o diagnóstico de autismo vem junto com muitos desafios precisamos buscar formas para melhor trabalhar com ele.