REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

A influência da função simbólica na construção do letramento em turma do 1º ano do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Lutz, Armgard
dc.contributor.author Pinto, Elaine Aparecida da Silva Urach
dc.date.accessioned 2021-08-11T16:29:14Z
dc.date.available
dc.date.issued 2018
dc.date.submitted 2018
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1722
dc.description.abstract O presente trabalho investiga a influência da Função Simbólica na construção do letramento em turma de Primeiro ano do Ensino Fundamental. A hipótese interroga se a ausência da demanda por trocas simbólicas traz prejuízos ao sucesso do alfabetizando no processo de letramento. O estudo, com base nas teorias de Jean Piaget, Emilia Ferreiro e Magda Soares, entre outros, tem o objetivo de contribuir com os professores alfabetizadores sobre como as oportunidades de trocas simbólicas ao longo dos anos iniciais contribuem para o sucesso no processo de alfabetização. A metodologia de pesquisa qualitativa, do tipo etnográfico, valeu-se da pesquisa ação e de multi-instrumentos para obtenção de dados tais como entrevistas, conversas informais com a professora, rodas de conversa com as crianças, observações sobre as expressões infantis e a aplicação de três tipos de atividades que demandaram o emprego da unção simbólica. Os dados analisados considerando os aportes teóricos pesquisados e os registros no “diário de campo”, resultaram que as raras fdemandas por trocas simbólicas, baseadas na expressão sobre saberes, experiências, pesquisas e indagações, produz o fracasso dos alunos no processo de alfabetização e letramento. O ambiente autoritário, rotina construída com atividades pré-prontas, indiferença com desejos, sensações e necessidades dos alunos, são outros obstáculos ao desenvolvimento da autonomia dos alunos na construção do letramento.
dc.language.iso 200713#########bl##################por##
dc.subject Alfabetização
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Educação
dc.subject Letramento
dc.title A influência da função simbólica na construção do letramento em turma do 1º ano do ensino fundamental
dc.type Arquivo digital
local.contributor.advisor-co Souza, Helenara Machado de
local.degree.date Unidade em Cruz Alta
local.degree.grantor Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
local.description.areasdoconhecimento M372.41


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples