dc.contributor.advisor |
Lutz, Armgard |
|
dc.contributor.author |
Pinto, Elaine Aparecida da Silva Urach |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-11T16:29:14Z |
|
dc.date.available |
|
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.date.submitted |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1722 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho investiga a influência da Função Simbólica na construção do letramento em turma de Primeiro ano do Ensino Fundamental. A hipótese interroga se a ausência da demanda por trocas simbólicas traz prejuízos ao sucesso do alfabetizando no processo de letramento. O estudo, com base nas teorias de Jean Piaget, Emilia Ferreiro e Magda Soares, entre outros, tem o objetivo de contribuir com os professores alfabetizadores sobre como as oportunidades de trocas simbólicas ao longo dos anos iniciais contribuem para o sucesso no processo de alfabetização. A metodologia de pesquisa qualitativa, do tipo etnográfico, valeu-se da pesquisa ação e de multi-instrumentos para obtenção de dados tais como entrevistas, conversas informais com a professora, rodas de conversa com as crianças, observações sobre as expressões infantis e a aplicação de três tipos de atividades que demandaram o emprego da unção simbólica. Os dados analisados considerando os aportes teóricos pesquisados e os registros no “diário de campo”, resultaram que as raras fdemandas por trocas simbólicas, baseadas na expressão sobre saberes, experiências, pesquisas e indagações, produz o fracasso dos alunos no processo de alfabetização e letramento. O ambiente autoritário, rotina construída com atividades pré-prontas, indiferença com desejos, sensações e necessidades dos alunos, são outros obstáculos ao desenvolvimento da autonomia dos alunos na construção do letramento. |
|
dc.language.iso |
200713#########bl##################por## |
|
dc.subject |
Educação |
|
dc.subject |
Alfabetização |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.subject |
Letramento |
|
dc.title |
A influência da função simbólica na construção do letramento em turma do 1º ano do ensino fundamental |
|
dc.type |
Arquivo digital |
|
local.contributor.advisor-co |
Souza, Helenara Machado de |
|
local.degree.date |
Unidade em Cruz Alta |
|
local.degree.grantor |
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul |
|
local.description.areasdoconhecimento |
M372.41 |
|