O presente trabalho investiga a influência da Função Simbólica na construção do letramento em turma de Primeiro ano do Ensino Fundamental. A hipótese interroga se a ausência da demanda por trocas simbólicas traz prejuízos ao sucesso do alfabetizando no processo de letramento. O estudo, com base nas teorias de Jean Piaget, Emilia Ferreiro e Magda Soares, entre outros, tem o objetivo de contribuir com os professores alfabetizadores sobre como as oportunidades de trocas simbólicas ao longo dos anos iniciais contribuem para o sucesso no processo de alfabetização. A metodologia de pesquisa qualitativa, do tipo etnográfico, valeu-se da pesquisa ação e de multi-instrumentos para obtenção de dados tais como entrevistas, conversas informais com a professora, rodas de conversa com as crianças, observações sobre as expressões infantis e a aplicação de três tipos de atividades que demandaram o emprego da unção simbólica. Os dados analisados considerando os aportes teóricos pesquisados e os registros no “diário de campo”, resultaram que as raras fdemandas por trocas simbólicas, baseadas na expressão sobre saberes, experiências, pesquisas e indagações, produz o fracasso dos alunos no processo de alfabetização e letramento. O ambiente autoritário, rotina construída com atividades pré-prontas, indiferença com desejos, sensações e necessidades dos alunos, são outros obstáculos ao desenvolvimento da autonomia dos alunos na construção do letramento.