REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Alfabetização e letramentos nos anos iniciais do ensino fundamental de EJA na perspectiva de uma professora em Xangri-lá/RS

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Sant'Anna, Sita Mara Lopes
dc.contributor.author Kauer, Alexandre
dc.date.accessioned 2021-08-23T14:34:53Z
dc.date.available 2021-08-23T14:34:53Z
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1744
dc.description.abstract O presente estudo tem como tema a Alfabetização e os letramentos nos anos iniciais do Ensino Fundamental de EJA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem por objetivo geral conhecer como ocorre o processo de alfabetização com alunos de EJA dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola do município de Xangri-Lá/RS, na perspectiva de uma professora alfabetizadora, visando responder também, ao questionamento: De que modo se conduz a alfabetização na Educação de Jovens e Adultos, considerando os dizeres de uma professora dos anos iniciais, em tempos de pandemia? Para tanto, efetivou-se a pesquisa qualitativa e bibliográfica efetivando-se a produção de um questionário que foi enviado, por e-mail, para uma professora alfabetizadora. Os principais referencias estudados foram: Franco (2004), Freire (1981), Hara (1992), Lira (2006), Moll (2004), Mortatti (2000), Orlando E Ferreira (2013), Santos, Sant’Anna (1985), Silva (2011), Soares (2000) entre outros. Como principais resultados destaca-se que embora a professora não tenha mencionado o termo letramento, percebeu-se a sua presença, inclusive no que se refere aos desafios profissionais que colocam os professores em tempo de pandemia, frente aos multiletramentos. Sobre as atividades propostas e as desenvolvidas, por ela, na escola, considerando o que fazia antes e agora, em tempos de pandemia, percebe-se nitidamente que a professora tenta manter os princípios da EJA nas duas situações, mas na pandemia prioriza a manutenção do contato, incentivando os estudantes da EJA à continuidade. Na conclusão, deste trabalho reafirma-se que a escola continua sendo um bom e importante lugar.
dc.language.iso 210823s2021####bl#a###fr###########por#d
dc.subject Letramento
dc.subject Alfabetização
dc.subject Educação de jovens e adultos - EJA
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Ensino fundamental
dc.title Alfabetização e letramentos nos anos iniciais do ensino fundamental de EJA na perspectiva de uma professora em Xangri-lá/RS
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M374.7


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples