Resumo:
O presente estudo tem como tema a Alfabetização e os letramentos nos anos iniciais do Ensino Fundamental de EJA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem por objetivo geral conhecer como ocorre o processo de alfabetização com alunos de EJA dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola do município de Xangri-Lá/RS, na perspectiva de uma professora alfabetizadora, visando responder também, ao questionamento: De que modo se conduz a alfabetização na Educação de Jovens e Adultos, considerando os dizeres de uma professora dos anos iniciais, em tempos de pandemia? Para tanto, efetivou-se a pesquisa qualitativa e bibliográfica efetivando-se a produção de um questionário que foi enviado, por e-mail, para uma professora alfabetizadora. Os principais referencias estudados foram: Franco (2004), Freire (1981), Hara (1992), Lira (2006), Moll (2004), Mortatti (2000), Orlando E Ferreira (2013), Santos, Sant’Anna (1985), Silva (2011), Soares (2000) entre outros. Como principais resultados destaca-se que embora a professora não tenha mencionado o termo letramento, percebeu-se a sua presença, inclusive no que se refere aos desafios profissionais que colocam os professores em tempo de pandemia, frente aos multiletramentos. Sobre as atividades propostas e as desenvolvidas, por ela, na escola, considerando o que fazia antes e agora, em tempos de pandemia, percebe-se nitidamente que a professora tenta manter os princípios da EJA nas duas situações, mas na pandemia prioriza a manutenção do contato, incentivando os estudantes da EJA à continuidade. Na conclusão, deste trabalho reafirma-se que a escola continua sendo um bom e importante lugar.