REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Alfabetização na perspectiva do letramento e as inter-relações entre alunos e professores

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dc.contributor.advisor Schussler, Dolores
dc.contributor.author Silva, Michele Monique Moraes da
dc.date.accessioned 2021-08-27T18:05:32Z
dc.date.available
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1765
dc.description.abstract O presente Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia teve como objetivo compreender sob a visão de professores alfabetizadores como se estabelecem as inter-relações com os alunos que estão na etapa da alfabetização, investigando a importância e a influência desses relacionamentos durante processo de ensino e aprendizagem, conforme as questões formuladas: Como se estabelecem as relações interpessoais entre alunos e professores? Qual a importância em estabelecer essas relações para que se efetive os processos de ensino e aprendizagem em turmas que estão na fase da alfabetização? Para os procedimentos metodológicos aos caminhos investigativos, optou-se por uma abordagem de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, nos fundamentos de: Minayo (2002), Ludke e André (1986). O método monográfico foi desenvolvido na modalidade estudo de caso. A coleta dos dados foi por meio do instrumento questionário semiestruturado com duas professoras que já atuaram nos 1º, 2º e 3º anos no município de Glorinha, estado do Rio Grande do Sul. No estudo apresentam-se os ordenamentos legais ao Ensino Fundamental de Nove Anos e a etapa da alfabetização como a Constituição Federal (CF) (1988) a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) (1996); as Diretrizes Curriculares para a Educação Básica (DCN) (2013) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2017). Sobre os fundamentos de alfabetização e letramento e as diferentes abordagens nas inter-relações entre alunos e professores vários autores trazem suas contribuições, tais como: Pinto (2014), Soares (2004), Moll (1996); Campos e Godoy (2013); Castagnoli (2014); Almeida (2014), Libâneo, (1994); Luckesi (1994) Mizukami, (1986), dentre outros. A pesquisa contribui para uma análise mais aprofundada sobre o estudo das as relações interpessoais entre alunos e professores vão além de alfabetizar e letrar. Faz-se necessário estabelecer vínculos afetivos positivos, ter empatia e afetividade nos relacionamentos entre alunos e professores, e que dada a sua importância na sala de aula, influenciam para que se efetive a aprendizagem de conteúdos necessários à esta etapa de escolarização.
dc.language.iso 210818#########bl##################por##
dc.subject Letramento escolar
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Alfabetização
dc.title Alfabetização na perspectiva do letramento e as inter-relações entre alunos e professores
dc.type Trabalho de conclusão e Relatório curricular
local.description.areasdoconhecimento M372.3


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