O presente Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia teve como objetivo
compreender sob a visão de professores alfabetizadores como se estabelecem as
inter-relações com os alunos que estão na etapa da alfabetização, investigando a
importância e a influência desses relacionamentos durante processo de ensino e
aprendizagem, conforme as questões formuladas: Como se estabelecem as
relações interpessoais entre alunos e professores? Qual a importância em
estabelecer essas relações para que se efetive os processos de ensino e
aprendizagem em turmas que estão na fase da alfabetização? Para os
procedimentos metodológicos aos caminhos investigativos, optou-se por uma
abordagem de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, nos fundamentos de:
Minayo (2002), Ludke e André (1986). O método monográfico foi desenvolvido na
modalidade estudo de caso. A coleta dos dados foi por meio do instrumento
questionário semiestruturado com duas professoras que já atuaram nos 1º, 2º e 3º
anos no município de Glorinha, estado do Rio Grande do Sul. No estudo
apresentam-se os ordenamentos legais ao Ensino Fundamental de Nove Anos e a
etapa da alfabetização como a Constituição Federal (CF) (1988) a Lei de Diretrizes
e Bases da Educação Nacional (LDBEN) (1996); as Diretrizes Curriculares para a
Educação Básica (DCN) (2013) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
(2017). Sobre os fundamentos de alfabetização e letramento e as diferentes
abordagens nas inter-relações entre alunos e professores vários autores trazem
suas contribuições, tais como: Pinto (2014), Soares (2004), Moll (1996); Campos e
Godoy (2013); Castagnoli (2014); Almeida (2014), Libâneo, (1994); Luckesi (1994)
Mizukami, (1986), dentre outros. A pesquisa contribui para uma análise mais
aprofundada sobre o estudo das as relações interpessoais entre alunos e
professores vão além de alfabetizar e letrar. Faz-se necessário estabelecer
vínculos afetivos positivos, ter empatia e afetividade nos relacionamentos entre
alunos e professores, e que dada a sua importância na sala de aula, influenciam
para que se efetive a aprendizagem de conteúdos necessários à esta etapa de
escolarização.