REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

A tecnologia assistiva como ferramenta para a aprendizagem de alunos com deficiência: análise documental em uma escola pública de Capão da Canoa/RS

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Sardagna, Helena Venites
dc.contributor.author Souza, Thaylla Martins de
dc.date.accessioned 2021-09-06T00:54:59Z
dc.date.available
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1785
dc.description.abstract A tecnologia assistiva no Brasil está regida por lei e consiste em recursos, ferramentas, produtos, estratégias e equipamentos utilizados para potencializar a autonomia e independência de pessoas com deficiência. A pesquisa consiste em uma análise documental relacionando o que preveem as diretrizes de uma escola pública municipal de Capão da Canoa quanto às tecnologias assistivas utilizadas na educação inclusiva e propõe uma reflexão sobre a temática. O objetivo do estudo foi analisar como a tecnologia assistiva está contemplada nos documentos de uma escola pública do município de Capão da Canoa e como se articula com a perspectiva da educação inclusiva. Como material empírico foram utilizados os seguintes documentos: Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar da instituição em pesquisa. Como resultado das análises, conclui-se que pouco se menciona sobre a tecnologia assistiva nos documentos da escola em estudo, mas são previstos recursos e estratégias pedagógicas que podem contemplar essas tecnologias. Observa-se também, ao longo das análises, que os recursos de tecnologia assistiva devem ser realizados através de um trabalho coletivo e colaborativo entre usuário, família, professores e todos os profissionais envolvidos no atendimento do aluno. Diante disso, verifica-se a importância de estudos e pesquisas frequentes na área para que os recursos sejam mencionados nas diretrizes das escolas e utilizados no percurso escolar dos alunos.
dc.language.iso 210822s2021####bl#####fr###########por#d
dc.subject Tecnologia Assistiva
dc.subject Ensino público
dc.subject Recursos pedagógicos
dc.subject Educação inclusiva
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title A tecnologia assistiva como ferramenta para a aprendizagem de alunos com deficiência: análise documental em uma escola pública de Capão da Canoa/RS
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M376


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples