dc.contributor.advisor |
Sardagna, Helena Venites |
|
dc.contributor.author |
Souza, Thaylla Martins de |
|
dc.date.accessioned |
2021-09-06T00:54:59Z |
|
dc.date.available |
|
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.date.submitted |
2021 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1785 |
|
dc.description.abstract |
A tecnologia assistiva no Brasil está regida por lei e consiste em recursos, ferramentas, produtos, estratégias e equipamentos utilizados para potencializar a autonomia e independência de pessoas com deficiência. A pesquisa consiste em uma análise documental relacionando o que preveem as diretrizes de uma escola pública municipal de Capão da Canoa quanto às tecnologias assistivas utilizadas na educação inclusiva e propõe uma reflexão sobre a temática. O objetivo do estudo foi analisar como a tecnologia assistiva está contemplada nos documentos de uma escola pública do município de Capão da Canoa e como se articula com a perspectiva da educação inclusiva. Como material empírico foram utilizados os seguintes documentos: Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar da instituição em pesquisa. Como resultado das análises, conclui-se que pouco se menciona sobre a tecnologia assistiva nos documentos da escola em estudo, mas são previstos recursos e estratégias pedagógicas que podem contemplar essas tecnologias. Observa-se também, ao longo das análises, que os recursos de tecnologia assistiva devem ser realizados através de um trabalho coletivo e colaborativo entre usuário, família, professores e todos os profissionais envolvidos no atendimento do aluno. Diante disso, verifica-se a importância de estudos e pesquisas frequentes na área para que os recursos sejam mencionados nas diretrizes das escolas e utilizados no percurso escolar dos alunos. |
|
dc.language.iso |
210822s2021####bl#####fr###########por#d |
|
dc.subject |
Tecnologia Assistiva |
|
dc.subject |
Ensino público |
|
dc.subject |
Recursos pedagógicos |
|
dc.subject |
Educação inclusiva |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.title |
A tecnologia assistiva como ferramenta para a aprendizagem de alunos com deficiência: análise documental em uma escola pública de Capão da Canoa/RS |
|
dc.type |
Arquivo digital |
|
local.description.areasdoconhecimento |
M376 |
|