A tecnologia assistiva no Brasil está regida por lei e consiste em recursos, ferramentas, produtos, estratégias e equipamentos utilizados para potencializar a autonomia e independência de pessoas com deficiência. A pesquisa consiste em uma análise documental relacionando o que preveem as diretrizes de uma escola pública municipal de Capão da Canoa quanto às tecnologias assistivas utilizadas na educação inclusiva e propõe uma reflexão sobre a temática. O objetivo do estudo foi analisar como a tecnologia assistiva está contemplada nos documentos de uma escola pública do município de Capão da Canoa e como se articula com a perspectiva da educação inclusiva. Como material empírico foram utilizados os seguintes documentos: Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar da instituição em pesquisa. Como resultado das análises, conclui-se que pouco se menciona sobre a tecnologia assistiva nos documentos da escola em estudo, mas são previstos recursos e estratégias pedagógicas que podem contemplar essas tecnologias. Observa-se também, ao longo das análises, que os recursos de tecnologia assistiva devem ser realizados através de um trabalho coletivo e colaborativo entre usuário, família, professores e todos os profissionais envolvidos no atendimento do aluno. Diante disso, verifica-se a importância de estudos e pesquisas frequentes na área para que os recursos sejam mencionados nas diretrizes das escolas e utilizados no percurso escolar dos alunos.