REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

A (in)visibilidade e os relatos de bullying nos trabalhos de conclusão de curso de Pedagogia da unidade da UERGS em Cruz Alta

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Souza, Helenara Machado de
dc.contributor.author Joaquim, Amanda Veriato
dc.date.accessioned 2021-10-08T12:10:50Z
dc.date.available
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1795
dc.description.abstract O presente trabalho é resultante de uma pesquisa e análise dos TCCs publicados nos últimos quatro anos (2017, 2018, 2019 e 2020), em formato digital do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul da Unidade em Cruz Alta. Com o propósito de responder a seguinte questão: quais os relatos de abordagens sobre o bullying na etapa inicial da Educação Básica compreendida nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Tendo como objetivo analisar as abordagens apresentadas nos Trabalhos de Conclusão de Curso elaborados pelos discentes do curso de Pedagogia da citada universidade. Especificamente, buscou-se caracterizar o termo bullying a partir de teóricos que atuam sobre o tema; definir o impacto das práticas do bullying nas etapas iniciais da Educação Básica e seu impacto na formação das crianças envolvidas (vítimas e do Bully [intimidador ou assediador]). Para tanto utilizou-se da pesquisa documental, com enfoque teórico investigativo de cunho qualitativo descritivo. Como instrumento de pesquisa foi utilizada a ficha de coleta de dados, onde foram anotadas as informações pertinentes a temática para a análise dos dados. Os resultados da pesquisa acerca dos trabalhos publicados mostraram que, apesar de o bullying ser um tema comum no cotidiano das escolas no Brasil, ainda não se tem um olhar crítico no que se refere a trabalhos de conclusão de curso em turmas de pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul da Unidade em Cruz Alta, tendo apenas um trabalho publicado nessa temática, onde se abordou as competências socioemocionais como forma de prevenção e de, principalmente,minimizar e até mesmo sanar os autores do fenômeno bullying nas escolas, a partir de uma análise das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular. Ao final, contatou-se a importância de que novas pesquisas sejam realizadas, que abordem o tema bullying no que se refere à Educação Básica compreendida nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
dc.language.iso 210917s2021####bl#####fr###########por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Bullying na escola
dc.title A (in)visibilidade e os relatos de bullying nos trabalhos de conclusão de curso de Pedagogia da unidade da UERGS em Cruz Alta
dc.type Trabalho de conclusão e Relatório curricular
local.description.areasdoconhecimento M371.54


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples