O presente trabalho é resultante de uma pesquisa e análise dos TCCs publicados
nos últimos quatro anos (2017, 2018, 2019 e 2020), em formato digital do curso de
Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul da Unidade em Cruz
Alta. Com o propósito de responder a seguinte questão: quais os relatos de
abordagens sobre o bullying na etapa inicial da Educação Básica compreendida nos
anos iniciais do Ensino Fundamental? Tendo como objetivo analisar as abordagens
apresentadas nos Trabalhos de Conclusão de Curso elaborados pelos discentes do
curso de Pedagogia da citada universidade. Especificamente, buscou-se caracterizar
o termo bullying a partir de teóricos que atuam sobre o tema; definir o impacto das
práticas do bullying nas etapas iniciais da Educação Básica e seu impacto na
formação das crianças envolvidas (vítimas e do Bully [intimidador ou assediador]).
Para tanto utilizou-se da pesquisa documental, com enfoque teórico investigativo de
cunho qualitativo descritivo. Como instrumento de pesquisa foi utilizada a ficha de
coleta de dados, onde foram anotadas as informações pertinentes a temática para a
análise dos dados. Os resultados da pesquisa acerca dos trabalhos publicados
mostraram que, apesar de o bullying ser um tema comum no cotidiano das escolas
no Brasil, ainda não se tem um olhar crítico no que se refere a trabalhos de
conclusão de curso em turmas de pedagogia da Universidade Estadual do Rio
Grande do Sul da Unidade em Cruz Alta, tendo apenas um trabalho publicado nessa
temática, onde se abordou as competências socioemocionais como forma de
prevenção e de, principalmente,minimizar e até mesmo sanar os autores do
fenômeno bullying nas escolas, a partir de uma análise das competências gerais da
Base Nacional Comum Curricular. Ao final, contatou-se a importância de que novas
pesquisas sejam realizadas, que abordem o tema bullying no que se refere à
Educação Básica compreendida nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.