O presente trabalho trata da análise e ações relacionadas ao empreendedorismo e do desenvolvimento empresarial. O processo de gerir um empreendimento necessita estar alicerçado em mecanismos que orientam a tomada de decisões. A partir disso a questão central deste estudo visa responder, como estratégias de gestão podem influenciar diretamente no negócio de uma empresa. Partindo dessa perspectiva o objetivo é desenvolver o planejamento estratégico para uma empresa familiar, no ramo de comércio que está estabelecida no município de Fortaleza dos Valos-RS. Á metodologia, emprega o método qualitativo. Com relação à natureza, enquadra-se como pesquisa aplicada. Do ponto de vista dos seus objetivos, a pesquisa é descritiva e exploratória; e quanto aos procedimentos técnicos, como estudo de caso. Por meio da matriz SWOT e o método 5W2H tem-se como resultado a evolução histórica dos modelos de gestão adotados que disponibiliza um planejamento estratégico elaborado no âmbito da empresa familiar, mais especificadamente um minimercado. Com isso obteve-se resultados a partir dos métodos empregados, os quais foram tabelados. Pode-se concluir que a aplicação do planejamento estratégico a longo prazo resulta em resultados significativos de organização e lucros para o empreendimento.