Este trabalho de conclusão de curso tem como título “A transição das crianças daEduca ção Infantil para os anos iniciais do Ensino Fundamental”. Teve como objetivo geral compreender como acontece o processo de transição da Educação Infantil para os anos iniciais, e como objetivos específicos, identificar que práticas pedagógicas auxiliam nesse processo de transição; analisar como os professores avaliam o processo de transição da Educação Infantil para o primeiro ano; discutir com os professores sobre os processos de transição. A metodologia utilizada foi de cunho bibliográfico com abordagem qualitativa, de caráter exploratório, explicativo e descritivo. Foram feitas coletas de dados através de entrevistas online pela plataforma digital Google Meet, com duas professoras, que já atuam há vários anos na Educação Infantil e no Primeiro Ano do Ensino Fundamental no município de São Luiz Gonzaga/RS. As entrevistas foram gravadas, transcritas e depois separadas por categorias de análises. Com este trabalho consegui atingir os objetivos delimitados, compreendendo a dificuldade no processo de transição da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e percebendo a relevância de práticas pedagógicas prazerosas no processo de amenização desta fase.