REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

A inclusão do aluno com transtorno do espectro autista no ambiente escolar: práticas desenvolvidas pelos professores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

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dc.contributor.advisor Rech, Tatiana Luiza
dc.contributor.author Pereira, Lucia Helena Teckio
dc.date.accessioned 2021-11-29T18:45:49Z
dc.date.available
dc.date.issued 2019
dc.date.submitted 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1829
dc.description.abstract O Ensino direcionado à aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) torna-se particularmente desafiador nos dias atuais, dadas às dificuldades de interação social e comunicação que estes alunos apresentam. Ao pesquisar a temática que envolve o autismo, este estudo teve por objetivo verificar as práticas que estão sendo realizadas nos anos iniciais do ensino fundamental, pelos professores que possuem alunos incluídos nas turmas de 1° ao 5° ano, nas escolas da rede municipal de Cruz Alta, RS. Para isso, no que diz respeito à metodologia, primeiramente, foi necessário identificar as escolas que possuem alunos com TEA, e verificar a visão dos docentes com relação a inclusão destes alunos no ensino regular, a fim de analisar a percepção dos docentes com relação às metodologias utilizadas para a efetiva inclusão destes alunos em sala de aula. Posteriormente foi possível investigar como os serviços de Orientação Educacional (OE) e de Supervisão Escolar (SE) estão auxiliando no processo de inclusão dos alunos com TEA. Assim, a pesquisa foi realizada em duas etapas: uma pesquisa de campo, e uma pesquisa bibliográfica. Na primeira etapa, realizou-se uma pesquisa de campo, a partir da aplicação de questionários com os sujeitos da pesquisa. Os sujeitos deste estudo foram professores que possuem em suas turmas alunos diagnosticados com TEA, as diretoras e demais membros da equipe que compõe a OE e SE das escolas. Cada participante, após ter tomado ciência do projeto recebeu o questionário impresso e teve dez dias para responder as questões. Na segunda etapa, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, para dar maior embasamento teórico ao estudo. Logo após o recebimento dos questionários, foram organizadas todas as respostas, a partir de um exercício analítico que possibilitou a construção de três categorias de análises. Nas análises dos estudos realizados, constatou-se que a inclusão de alunos com TEA está ocorrendo de forma gradativa, pois ainda há poucos profissionais efetivamente capacitados para atender as demandas de aprendizagem desses alunos. Outro fator constatado pela pesquisa, é que as práticas pedagógicas e as estratégias exercidas por alguns professores são muitas vezes excludentes, devido em grande parte à falta de formação pedagógica adequada e especificamente direcionada ao TEA, ainda que muitas responsabilidades com relação a aprendizagem dos alunos com TEA seja repassada ao profissional do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
dc.language.iso 200713#########bl##################por##
dc.subject Prática docente
dc.subject Autismo
dc.subject Educação inclusiva
dc.subject Transtorno do Espectro Autista - TEA
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title A inclusão do aluno com transtorno do espectro autista no ambiente escolar: práticas desenvolvidas pelos professores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
dc.type Arquivo digital
local.degree.date Unidade em Cruz Alta
local.degree.grantor Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
local.description.areasdoconhecimento M376


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