Resumo:
A pesquisa “Educação não escolar: ampliando as possibilidades de atuação do Pedagogo" objetivou discutir, a partir de elementos teóricos e de campo, as possibilidades de atuação do pedagogo, as ações e desafios, em contextos que não sejam escolares. Juntamente, como objetivos específicos, pretendeu: compreender, teoricamente e a luz de documentos normativos, as possibilidades de atuação do pedagogo, bem como suas ações em espaços escolares e não escolares; compreender discussões teóricas acerca da formação do pedagogo e da sua identidade profissional; investigar, em campo, ações e desafios do trabalho do pedagogo em espaços não escolares; contribuir para a reflexão acerca da formação do pedagogo e de seu (amplo) campo de atuação. A pesquisa foi desenvolvida em quatro instituições não escolares, de Cruz Alta e região, em que a prática pedagógica se faz presente: três instituições públicas que prestam serviços de assistência social e uma empresa privada sem fins lucrativos. Os sujeitos da pesquisa foram quatro pedagogos que atuam nestas instituições. A abordagem metodológica que foi utilizada é qualitativa e de campo, em que se buscou alcançar os respectivos objetivos. A sustentação teórica da pesquisa foi encontrada em Almeida & Soares (2012), Libâneo (2001; 2010), Pimenta (2011; 2014), dentre outros autores de igual importância, bem como em documentos normativos (BRASIL, 1988; 1996; 2006; 2015). Os resultados teóricos alcançados permitiram concluir que, de acordo com a legislação vigente, o pedagogo não mais só atua no ambiente escolar. Ao contrário, dispõe de uma vasta área de atuação, tais como: empresas, ONGs, hospitais, centros culturais, editoras, sites, consultorias, enfim, em todas as áreas que necessitam de um trabalho educativo. Por sua vez, os resultados da pesquisa de campo evidenciaram que as participantes atuam como pedagogas em instituições públicas prestadoras de serviços na área da assistência social, em órgão público na área de Recursos Humanos e em empresa privada sem fins lucrativos. As atividades que realizam são de caráter socioeducativo, com ênfase na coordenação de programas, na realização de planejamentos, formações, qualificações, orientações, supervisões, elaboração de projetos, enfim, todas pertinentes ao papel do pedagogo escolar e não escolar. Encontram desafios como o não reconhecimento do pedagogo enquanto profissional que tem credenciais advindas de sua formação para atuar em instituições não escolares; a Pedagogia enquanto uma ciência desvalorizada pelas outras áreas da instituição não escolar; o cumprimento necessário de metas nas instituições não escolares; a pouca autonomia para o planejamento; a restrição das ações do pedagogo nos espaços não escolares; e, por fim, a necessidade de complementação da formação para conhecimento das especificidades de cada instituição não escolar.