Resumo:
Este trabalho de Conclusão de Curso tem por abordagem uma reflexão sobre as
contribuições significativas do curso Osório rural, realizado no Morro da Borússia,
Osório/RS, e por objetivo, busca saber quais experiências vividas neste curso, em
sua edição de 2018, produziram contribuições significativas, tendo por base as
narrativas de seus participantes. Para tanto, efetivou-se pesquisa qualitativa, com
abordagem exploratória e descritiva, já que os dados foram produzidos mediante
questionários, com perguntas de tipo estruturadas, com quatro participantes, sendo
dois instrutores e dois alunos do curso. O problema de pesquisa visou responder a
questão: que contribuições significativas foram produzidas neste ambiente não
escolar, em que se constituiu o curso “Osório Rural-RS”? Nessa perspectiva, foram
realizados estudos, tendo como principais autores Freire (1979, 1987,1989), Gonh
(2016) e Freitas (2018), entre outros. Como principais resultados destaca-se a partir
dos relatos dos participantes da pesquisa, que o curso possibilita mudanças sociais,
pessoais e profissionais, ao longo dos 14 módulos onde laços de amizade se
estreitaram, aprenderam a lidar com os imprevistos, acertar e pontuar erros, mudar
radicalmente suas vidas, empreender em novas atividades, agregar novos
conhecimentos para sustento de suas famílias, aproximar relações, criar
expectativas de um futuro melhor, fazer novas amizades participativas, construir
novos sentidos de vida, enfim, conhecer através de um estudo e com a prática
novos conhecimentos, resgatar histórias para reconstruir as suas vidas, aprender
outros significados, conseguir enxergar novas possibilidades de transformações.
Com este trabalho, espera-se contribuir com os estudos em educação e em
particular, da educação em espaços não escolares, através da reflexão, a partir dos
registros dessa experiência.