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Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa que teve como temática o avanço da racionalidade neoliberal na educação e as representações culturais de juventudes presentes nos projetos sobre empreendedorismo juvenil e nos editais de seleção de projetos de ensino, pesquisa e extensão no Instituto Federal Catarinense – Campus Avançado Sombrio. Sendo o objetivo geral analisar o avanço da racionalidade neoliberal e as representações culturais de juventudes presentes nos projetos sobre empreendedorismo juvenil e nos editais de seleção de projetos de ensino, pesquisa e extensão no Instituto Federal Catarinense – Campus Avançado Sombrio. Tendo como objetivos específicos: (1) analisar o avanço da racionalidade neoliberal na educação por meio dos editais de seleção de projetos de ensino, pesquisa e extensão no Instituto Federal Catarinense – Campus Avançado Sombrio; (2) reconhecer e analisar as representações culturais de juventudes presentes nos projetos sobre empreendedorismo juvenil e nos editais de seleção de projetos de ensino, pesquisa e extensão no Instituto Federal Catarinense – Campus Avançado Sombrio. Esta pesquisa buscou aporte teórico no campo dos Estudos Culturais, sendo uma pesquisa de cunho qualitativo que foi realizada por meio de uma pesquisa documental e teve como materiais de pesquisa os editais de seleção de projetos de ensino, pesquisa e extensão, e os projetos sobre empreendedorismo juvenil. Quanto aos projetos, foram analisadas suas propostas iniciais e seus relatórios finais, e quanto aos editais, foram analisados todos os editais de seleção de projeto de ensino, pesquisa e extensão lançados dentro da delimitação cronológica estabelecida para a pesquisa. As abordagens teóricas que conduziram o processo de pesquisa foram os estudos sobre currículo, juventudes e representação. Para abordar estes campos teóricos utilizei como aporte teórico, autores como Silva (2010, 2012 e 2014), Corazza (2001), Dayrell (2003), Dayrell e Carrano (2007 e 2014), Veiga-Neto (2002 e 2013), Martin-Barbero (2002), Hall (1997 e 2016), Reguillo (2003) entre outros. Esta pesquisa justificou-se pela necessidade de analisar o avanço da racionalidade neoliberal na educação e as representações de juventudes que circulam no IFC Campus Avançado Sombrio por meio de editais e projetos de ensino, pesquisa e extensão, com o intuito de debater sobre a racionalidade neoliberal e que tipo de sujeito estas ações pretendem constituir, tendo o currículo como um campo de luta pela representação. Das análises realizadas, além da constatação do avanço da racionalidade neoliberal na educação com uma forte temática neoliberal nos editais, em especial nos lançados ou com modelos dados pela reitoria do IFC, entendo ter encontrado duas representações culturais de juventudes, a saber, os jovens como recursos humanos qualificados e juventudes empreendedoras. |
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