REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Analise de satisfação de clientes em um supermercado

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dc.contributor.advisor Pörsch, Márcia Regina Maboni Hoppen
dc.contributor.author Betiolo, Rosiane
dc.date.accessioned 2021-12-02T17:53:30Z
dc.date.available
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1841
dc.description.abstract Os supermercados tiveram crescimento significativo ao longo dos anos, precisando inovar para se manter no mercado, atendendo os desejos e necessidades dos clientes, e sempre buscando ter um marketing positivo. Este estudo objetiva-se analisar o grau de satisfação e lealdade dos clientes em um Supermercado localizado na mesorregião noroeste do estado do Rio Grande Do Sul. O método de pesquisa adotado foi um estudo de caso, descritivo e com levantamento de dados, foi utilizada para a descrição do conteúdo pesquisas bibliográfica, em artigos científicos, livros, revistas. A pesquisa deu inicio em março de 2020, possibilitando assim o conhecimento do local e também a definição da pesquisa, podendo ser efetuada do dia 15 de outubro de 2020 a 15 de novembro de 2020. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário adaptado da pesquisa de Melo (2017), o qual foi disponibilizado aos participantes da pesquisa através de um link criado via o Google formulários o qual continha quinze questões fechadas para a pesquisa da análise de satisfação de clientes e também a pesquisa de índice NPS (Net Promoter Score). A lealdade dos clientes é importante para que a empresa tenha um marketing positivo, onde as pessoas satisfeitas e leais indicarão a empresa aos parentes e amigos, fazendo com que ocorra uma ampliação na circulação de pessoas na empresa, ajudando a manter a competitividade frente os concorrentes. A lealdade medida através do índice NPS, faz grande diferença para a organização pois alcançar um índice alto requer trabalho árduo, dedicação e aprimoramento das atividades, desenvolvendo a cultura organizacional e instruindo os colaboradores para um bom atendimento e organização do espaço do estabelecimento, fazendo com que tenha qualidade nos serviços e na estética do local. Conclui-se que foram atingidos os objetivos observando que a organização se dedica ao atendimento do cliente facilitando no alcance da satisfação. Estes estando satisfeitos estarão fidelizados não só retornado a empresa, mas indicando a outras pessoas.
dc.language.iso 211110s2021####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Satisfação do cliente
dc.subject Supermercado
dc.subject Marketing
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Analise de satisfação de clientes em um supermercado
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M658.818
dc.description.additionalinformation Trabalho de conclusão (graduação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso de Bacharelado em Administração, Unidade em Sananduva, 2020.


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