Resumo:
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) versa sobre a literatura infantil e a contação de
histórias como uma estratégia pedagógica à alfabetização e ao letramento, e, teve como objetivo geral analisar as concepções de professores alfabetizadores sobre a contação de histórias como estratégia pedagógica de ensino, refletindo sobre a sua importância para o processo de alfabetização e ao letramento dos alunos que frequentam essa etapa de escolarização. Os procedimentos metodológicos se pautaram em uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, como método estudo de caso, nas referências de Lüdke e André (1986), Minayo (2001-2002), Gil (1999-2008) e Yin (2005). Foi realizada uma pesquisa de campo com três professoras alfabetizadoras, sendo uma de uma escola
particular e, duas pertencentes a uma escola pública, ambas situadas no município de Capão da Canoa, estado do Rio Grande do Sul. Os autores que colaboraram na presente pesquisa foram: Klunk e Paschoali (2015) Barros (2013), Kishimoto (2007), Soares (1998), Moll (1996) Soares (1998/(2003/2009/2014 ), Manferrari, (2011), Guimaraes (2014), Augusto (2011), Eberhardt e Moura (2018), dentre outros, bem como das DCN’S (2013) e BNCC (2017). Para a análise contribuições dos autores: Oliveira (2017), Galvão e Belmiro (MOLL, 1906), Soares (2003), Eberhardt e Moura (2018), Manferrari (2011), Klunk e Paschoali (2015), Cunha (2013), Araújo (2013), Souza e Bonamigo (2011). Os resultados apontaram
que, se possibilita lançar um olhar de que as professoras alfabetizadoras fazem uso constante de livros de literatura, e que as relações educativas evidenciam dispor como estratégia didático-pedagógicas a contação de histórias na fase da alfabetização na perspectiva do letramento. Foi possível considerar neste estudo também, que este recurso didático possibilita na pratica educativa apresentar às crianças um universo de narrativas e, por isso, pode ser um poderoso instrumento para promover o gosto e hábito à leitura, a ampliação das experiências sociais, a ampliação do vocabulário e desenvolver a produção de
textos, caracterizando a leitura e escrita nesta fase/etapa de escolarização.