Os professores de Educação Infantil aderiram a interações virtuais e, junto das famílias, procederam o acompanhamento dos processos pedagógicos com crianças no ano 2020. Para tal, utilizaram mecanismos que muitos não dominavam e buscaram alternativas para suas práticas pedagógicas. Como tem sido a articulação dos professores sobre o letramento no distanciamento social? Para responder a esta pergunta foram pensados os seguintes objetivos específicos: a) investigar quais práticas os professores estão usando para despertar a leitura na Educação Infantil durante a Educação remota; b) analisar as propostas utilizadas na Educação remota para promover o mundo letrado; c) caracterizar as formas de trabalho do professor, anseios e potencialidades; d) perceber os estímulos dos alunos e colaborar com a pesquisa dando sugestões de propostas. Tendo a abordagem qualitativa descritiva como metodologia e o uso de questionários estruturados, com questões relacionadas ao mundo letrado na Educação Infantil, a pesquisa foi realizada com quatro professoras de duas escolas do Município de Bagé, RS. Estudos recentes vêm sendo feitos sobre a concepção de infância e a importância das crianças serem sujeito ativas no contexto em que estão inseridas, sendo incentivadas a serem autoras de suas construções. Frente aos resultados da pesquisa ficaram visíveis os anseios e estímulos das professoras em ofertar, ainda que no contexto de distanciamento social devido à Covid-19, o mesmo queseria ofertado na escola em um contexto presencial. Para isso, tiveram adaptações, reformulações da rotina e a parceria junto com os familiares através do WhatsApp, tendo estes recursos para manter o vínculo entre as professoras e seus estudantes.