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Esta dissertação faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Educação pela
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (PPGED-UERGS), teve como objetivo geral
investigar os efeitos das vivências musicais para o desenvolvimento dos bebês, a partir dos
relatos das famílias. Para tanto, possui interseção com o projeto de extensão desta universidade,
o qual realizou vivências musicais para bebês de zero a dois anos e suas famílias. A escolha da
faixa etária ocorreu devido à importância das práticas musicais desde o nascimento e pelo fato
de esse período ser caracterizado por Piaget como Sensório Motor, momento em que o bebê
desenvolve suas percepções e motricidade, e durante as vivências musicais estes foram os
principais aspectos incentivados. A pesquisa teve base a abordagem qualitativa, a pesquisa
documental como método, analisando, a partir da análise de conteúdo, documentos resultantes
dos relatos de nove famílias participantes das ações do projeto de extensão. Como referenciais
teóricos apoiou-se principalmente autores como Piaget e Inhelder (2002), Piaget (2019, 2020),
Bee e Boyd (2011), Papalia e Feldman (2013), e Legendre (2018), os quais tratam sobre o
desenvolvimento infantil; Maffioletti (2012, 2014), Kebach (2013), Gordon (2015) e Pecker
(2017), que tratam da temática educação musical para bebês, e Pérez Gómez (2015) para
fundamentar sobre educação digital. Como produtos educacionais, foi criado um site com
materiais referentes à temática da pesquisa, e um e-book sobre as vivências musicais realizadas.
Outros seis produtos estão em fase de finalização: E-book com propostas de vivências musicais
na educação infantil, curso assíncrono de vivências musicais para bebês e famílias, ação da
extensão envolvendo a temática do bebê e a música, “Colóquios do Grupem: o bebê e a música”,
curso assíncrono sobre estudos do bebê e a música, e escrita no jornal digital do Grupem. Todos
foram elaborados em parceria com o Grupo de Pesquisa “Educação Musical: diferentes tempos
e espaços” (Grupem) e serão disponibilizados gratuitamente em nosso site aos interessados,
sendo estes profissionais da educação básica ou às famílias participantes do projeto, com
intenção de possibilitar estudos e a formação continuada de professores(as) da Educação
Básica, democratizando o acesso aos conhecimentos em torno da música e da educação musical
e sua importância desde tenra idade. Como principais resultados identificamos que, além das
mães, os pais e irmãos também costumam cantar para os bebês, e em alguns casos, familiares
realizam práticas com instrumentos. O fortalecimento de vínculo foi observado a partir dos
momentos entre a mãe/pai e bebê durante as práticas musicais. Além deste, tal oportunidade
proporcionou o aumento do repertório musical das famílias e aprendizado sobre como
potencializar desenvolvimento infantil. A partir dos relatos, foram identificados diversos
comportamentos dos bebês relacionados à participação no projeto e ações das famílias,
apresentando os mesmos conforme as etapas do desenvolvimento proposto por Piaget. Além
disso, a compreensão dos processos que foram estabelecidos a partir das relações entre as
famílias e seus bebês contribui para a ampliação das pesquisas em torno da educação musical
no início da vida, como sendo fundamentais para uma existência integral e feliz. |
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