REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

O processo de alfabetização de estudantes com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade: concepções e práticas pedagógicas

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dc.contributor.advisor Da Pieve, Maria da Graça Prediger
dc.contributor.author Wendt, Ludimila Pause
dc.date.accessioned 2022-01-18T15:17:30Z
dc.date.available
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1958
dc.description.abstract O presente trabalho de conclusão de curso investiga “o processo de alfabetização de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade: concepções e práticas pedagógicas” em escolas públicas do Município de Fortaleza dos Valos/RS. O interesse pelo tema surgiu a partir de inserções nas escolas públicas do município de Fortaleza dos Valos e observações em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e a constante dispersão a quaisquer outros estímulos, tendo como consequência, dificuldades no processo de alfabetização. Objetiva investigar e analisar concepções e estratégias metodológicas utilizadas no processo de alfabetização de estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade nas escolas públicas do município de Fortaleza dos Valos, à luz dos referenciais apresentados na pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de campo, tendo como instrumento um questionário a ser aplicado para quatro professores que atuam no primeiro e segundo ano dos anos iniciais do ensino fundamental, respectivamente, destas escolas. Fundamentam a presente pesquisa, autores como Ferreiro e Teberosky (1999), Hentges (2018), Rohde e Matos (2003), a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (2016, 2017, 2019), o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (2014) e as legislações vigentes acerca do tema (BRASIL, 1996, 2005, 2008, 2015), bem como demais pesquisadores e autores da área de igual importância. Como resultados e conclusões, conheceu-se e aprofundou-se conceitos sobre TDAH e o processo de alfabetização na perspectiva teórica construtivista. Concluiu-se que há, no universo da pesquisa, apenas quatro salas de aula, um número grande de crianças que apresentam os sintomas de TDAH e, destas, apenas uma está diagnosticada clinicamente. As professoras relatam as atividades, recursos e estratégias utilizadas com as crianças com TDAH, mas clamam por formações específicas. Por fim, encontrou-se nas respostas das professoras, resquícios de uma concepção associacionista, revelando a ausência da abordagem construtivista de alfabetização, aqui neste estudo, apresentada.
dc.language.iso 220114s2021####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Alfabetização
dc.subject Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH
dc.subject Concepções Construtivistas
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title O processo de alfabetização de estudantes com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade: concepções e práticas pedagógicas
dc.type Trabalho de conclusão e Relatório curricular
local.description.areasdoconhecimento M372.41


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