REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

O lúdico como recurso no processo de ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: uma reflexão pautada nos documentos oficiais

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dc.contributor.advisor Souza, Helenara Machado de
dc.contributor.author Padilha, Ivone Vieira de Lima
dc.date.accessioned 2022-02-02T13:48:30Z
dc.date.available 2022-02-02T13:48:30Z
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2023
dc.description.abstract Ao refletir sobre os processos de ensino e de aprendizagem das mais variadas áreas do conhecimento, assim como a Matemática, tanto nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental como na Educação Básica de um modo geral, atualmente se faz necessário ter ciência do que os documentos oficiais que regem este nível de ensino, Base Nacional Comum Curricular - BNCC e o Referencial Curricular Gaúcho, propõem. Neste sentido a pesquisa intitulada O lúdico como recurso no processo de ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma reflexão pautada nos Documentos Oficiais, surge da necessidade de se responder ao questionamento “Quais recursos pedagógicos e metodologias são propostos nos documentos oficiais para os processos de ensino e de aprendizagem de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental?” ao qual se baseou para a definição os objetivos norteadores do estudo, que são: Caracterizar a primeira etapa do Ensino Fundamental, denominada Anos Iniciais, segundo a Lei Nº 9394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB; Estudar sobre metodologias e recursos voltados ao ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Verificar nos documentos oficiais, Base Nacional Comum Curricular e Referencial Curricular Gaúcho, quais os conceitos matemáticos são propostos para este nível de ensino. A partir destes elementos buscou-se pela realização de uma pesquisa documental, de cunho qualitativo em que se considerou como objeto do estudo os documentos que regem o currículo da Educação Básica, a BNCC em nível nacional, e o Referencial Curricular Gaúcho, no estado do Rio Grande do Sul. Ao desenvolver este estudo foi possível constatar que os documentos oficiais, tanto a BNCC quanto o Referencial Curricular Gaúcho, representam um importante marco para a Educação, pois indicam um caminho a ser trilhado para e definição de um currículo que contemple os conceitos básicos de cada área do conhecimento, a ser desenvolvido em cada etapa da Educação Básica. No entanto, no que se refere a metodologias de ensino e recursos voltados ao ensino de Matemática, verificou-se que estes documentos apresentam como indicativo o uso de jogos, softwares e materiais concretos, mas de forma pouco aprofundada
dc.language.iso 220201s2021####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Matemática - Ensino
dc.subject Lúdico no ensino
dc.title O lúdico como recurso no processo de ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: uma reflexão pautada nos documentos oficiais
dc.type Trabalho de conclusão e Relatório curricular
local.description.areasdoconhecimento M372.47


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