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Este estudo tem como objetivo compreender as trajetórias identitárias dos jovens aprovados em concurso público para frequentarem o Ensino Médio no Colégio Militar de Porto Alegre, a partir de entrevista semiestruturada e de conversas informais com quatro discentes dessa instituição. Compreende uma análise de cunho sociológico, amparada nos teóricos Bauman, Baudrillard e Bhabha, respectivamente, nos conceitos de “Sociedade de Consumo Líquido-Moderna”, de “Sociedade de Consumo” e de “Entre-lugar”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa-participante, que descreve a apreciação dos dados através da análise de conteúdo, proposta por Bardin. O estudo revelou que: a) as famílias e os jovens investem muitos esforços para o acesso à educação na instituição de ensino militar que lhes promova o ingresso em universidades públicas de qualidade ou em escolas para a carreira militar; b) os símbolos e os signos presentes circunscrevem as juventudes do Colégio Militar de Porto Alegre, uma vez que, além de demarcarem o lugar, são responsáveis por uma identidade comum entre os estudantes e os antigos estudantes; c) as práticas de inserção, permanência e atuação dos jovens, com base nos lugares por eles e elas ocupados, dão novos sentidos à rotina escolar e ao significado de serem “baleiros(as)” com a confiança de que as suas escolhas serão bem-sucedidas e as carreiras alavancadas; d) o Colégio Militar de Porto Alegre projeta seus jovens, recomodifica-os positivamente para ocuparem lugar privilegiado na sociedade de consumo, nos espaços de destaque das “prateleiras do mercado” de trabalho. Como produto educacional, foi criado um vídeo com vistas a apresentar sensivelmente o Colégio Militar para jovens interessados no ingresso e, ao mesmo tempo, memorar a vida nessa instituição escolar. |
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