REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Impressos de identidades de uma juventude "baleira": a (re)comodificação no Colégio Militar

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Schefer, Maria Cristina
dc.contributor.author Farias, Claudia Maria Martins
dc.date.accessioned 2022-02-25T12:55:36Z
dc.date.available
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2076
dc.description.abstract Este estudo tem como objetivo compreender as trajetórias identitárias dos jovens aprovados em concurso público para frequentarem o Ensino Médio no Colégio Militar de Porto Alegre, a partir de entrevista semiestruturada e de conversas informais com quatro discentes dessa instituição. Compreende uma análise de cunho sociológico, amparada nos teóricos Bauman, Baudrillard e Bhabha, respectivamente, nos conceitos de “Sociedade de Consumo Líquido-Moderna”, de “Sociedade de Consumo” e de “Entre-lugar”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa-participante, que descreve a apreciação dos dados através da análise de conteúdo, proposta por Bardin. O estudo revelou que: a) as famílias e os jovens investem muitos esforços para o acesso à educação na instituição de ensino militar que lhes promova o ingresso em universidades públicas de qualidade ou em escolas para a carreira militar; b) os símbolos e os signos presentes circunscrevem as juventudes do Colégio Militar de Porto Alegre, uma vez que, além de demarcarem o lugar, são responsáveis por uma identidade comum entre os estudantes e os antigos estudantes; c) as práticas de inserção, permanência e atuação dos jovens, com base nos lugares por eles e elas ocupados, dão novos sentidos à rotina escolar e ao significado de serem “baleiros(as)” com a confiança de que as suas escolhas serão bem-sucedidas e as carreiras alavancadas; d) o Colégio Militar de Porto Alegre projeta seus jovens, recomodifica-os positivamente para ocuparem lugar privilegiado na sociedade de consumo, nos espaços de destaque das “prateleiras do mercado” de trabalho. Como produto educacional, foi criado um vídeo com vistas a apresentar sensivelmente o Colégio Militar para jovens interessados no ingresso e, ao mesmo tempo, memorar a vida nessa instituição escolar.
dc.language.iso 220222s2021####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Colégio militar
dc.subject Sociedade de consumo
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Educação básica
dc.title Impressos de identidades de uma juventude "baleira": a (re)comodificação no Colégio Militar
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D355.233
dc.description.additionalinformation O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "Somos" de autoria de Claudia Maria Martins Farias.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples