REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Educação de jovens e adultos no Rio Grande do Sul: percepções de gestores e professores do litoral norte sobre as orientações da Resolução CEED/RS 343/2018

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dc.contributor.advisor Sant'Anna, Sita Mara Lopes
dc.contributor.author Silva, Veridiana Oliveira da
dc.date.accessioned 2022-02-25T12:56:26Z
dc.date.available
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2077
dc.description.abstract Essa dissertação de mestrado tem por objetivo compreender quais são as percepções de gestores da 11ª Coordenadoria Regional de Educação - CRE e de gestores e professores da EJA de três escolas públicas estaduais que ofertam esta modalidade, localizadas no litoral norte gaúcho, particularmente em Osório, Imbé e Tramandaí, frente às prerrogativas da Resolução 343/18 do Conselho Estadual do RS. Para tanto, do ponto de vista metodológico, desenvolveu-se pesquisa qualitativa e exploratória que, de acordo com os procedimentos, produziu dados mediante entrevistas de tipo semiestruturada contendo uma parte fechada, para o levantamento do perfil dos respondentes e outra, aberta, tendo por base um roteiro estabelecido. As respostas dos participantes foram transcritas e analisadas sob a orientação da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Importante salientar que esses dados foram produzidos em 2021, período de vigência da Pandemia de Covid-19, que tem alterado significativamente os cenários dos cotidianos da vida global, e em diversos setores, envolvendo também as gestões educacionais, as orientações, as formas de ser e estar na escola, trazendo implicações evidenciadas por desigualdades de condições, vulnerabilidades sociais, políticas e econômicas, que também se refletem na EJA, que é ofertada pelas escolas, atualmente, de forma remota, com atividades pedagógicas não presenciais. Como principais resultados destacam-se o desconhecimento aprofundado sobre o conteúdo da referida normativa, por parte dos gestores e professores que se encontravam produzindo uma série de dúvidas e questionamentos referentes ao funcionamento da modalidade durante o ensino remoto. Percebe-se também que entre as preocupações centrais estão o receio sobre o futuro da permanência da oferta da EJA e o resgate dos estudantes afastados nesse período. Sobre a resolução, embora as falas façam referências a idade de ingresso na EJA há percepções de expectativas de que ela possa contribuir para a melhora da qualidade da oferta voltada ao público jovem, adulto e idoso que a frequentam. Com base nos achados desse estudo, obtém-se como produto, um E-book, um livro em formato digital, abrangendo aspectos da referida Resolução visando dar visibilidade a boa parte do conteúdo da mesma, de modo sistematizado e interativo. Esse produto contém ainda outras legislações e materiais que poderão ser acessados pelos gestores e professores de EJA da região. Deste modo, espera-se contribuir com a gestão da CRE e com as escolas estaduais.
dc.language.iso 220222s2021####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Pandemia
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Educação de jovens e adultos - EJA
dc.subject Gestão
dc.subject Ensino
dc.title Educação de jovens e adultos no Rio Grande do Sul: percepções de gestores e professores do litoral norte sobre as orientações da Resolução CEED/RS 343/2018
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D374.7
dc.description.additionalinformation O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "Orientações sobre a resolução CEED 343/2018 para o funcionamento da educação de jovens e adultos no Rio Grande do Sul" de autoria de Veridiana Oliveira da Silva .


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