REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Leitura e escrita para multiletramentos: caindo na rede, saindo do papel

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Silva, Veronice Camargo da
dc.contributor.author Marcon, Vanessa da Silva
dc.date.accessioned 2022-03-15T11:31:26Z
dc.date.available 2022-03-15T11:31:26Z
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2093
dc.description.abstract A partir do tema Leitura e Escrita para Multiletramentos, a presente pesquisa tem como objetivo analisar como um trabalho com Multiletramentos no ensino da língua portuguesa pode refletir nos Letramentos Acadêmicos dos estudantes concluintes do ensino médio de uma escola pública da rede estadual do Rio Grande do Sul. Esse trabalho justifica-se a partir da necessidade de reflexão sobre os espaços ocupados na escola pública pelos gêneros discursivos que emergem no cenário digital (e em outras vivências dos discentes), observando seu potencial enquanto instrumento de ensino-aprendizagem e também sua aproximação com os jovens estudantes, além da urgente necessidade de promover a Pedagogia dos Multiletramentos no cotidiano escolar que já se apresentava e foi ampliada pela pandemia de Covid-19. Trata-se de uma pesquisa do tipo etnográfico (ANDRÉ, 1995) em que nos guiamos pela abordagem dos Letramentos Acadêmicos (LEA; STREET, 2014), sob o aporte teórico dos Novos Estudos dos Letramentos com Street (1984, 2014), Barton (1994), Gee, (2000), Rojo (2012, 2019), Ribeiro (2007, 2019),entre outros. Os dados para análise foram extraídos de observações das atividades escolares, questionários diagnósticos e desenvolvimento de uma sequência didática das quais foram selecionadas produções textuais correspondentes a diferentes etapas do período letivo. Consideramos que a pesquisa foi exitosa, visto que contribuímos com uma proposta na qual as novas tecnologias, a aprendizagem colaborativa e o multimodalidade promovem a autonomia e o engajamento dos estudantes. Como resultados, notamos avanços no que se refere aos Letramentos Acadêmicos, evidenciados pela autonomia, posicionamento crítico e marcas de identidades e culturas apresentadas nos registros selecionados para análise. Como Produto Educacional, elaboramos um e-book no qual apresentamos a sequência didática desenvolvida na pesquisa, cujos módulos contemplam os quatro eixos dos Multiletramentos sob a abordagem dos Letramentos Acadêmicos. Reforçamos nossa expectativa de que este estudo possa promover reflexões sobre Letramentos e Multiletramentos, bem como contribuir na formação inicial e continuada de professores.
dc.language.iso 220314s2021####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Letramento acadêmico
dc.subject Ensino médio
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Multiletramentos
dc.title Leitura e escrita para multiletramentos: caindo na rede, saindo do papel
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D028.4
dc.description.additionalinformation O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "Leitura e escrita para multiletramentos: caindo na rede, saindo do papel" de autoria de Vanessa da Silva Marcon .


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples