Resumo:
Este e-book surge a partir de uma dissertação de mestrado da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. A pesquisa buscou analisar a formação permanente de professores e, ao fim, conceber um ideário de formação que contemplasse as necessidades desses profissionais e agregasse conhecimento e mudança nas práticas pedagógicas dos professores. Ao longo da pesquisa, foram realizados encontros de formação permanente com docentes de uma pequena cidade da Serra Gaúcha. No planejamento inicial, esses encontros seriam permeados pelo diálogo entre formador e professores, participação ativa, temas elencados pelos educadores, enfim, uma formação pautada pela criação colaborativa. No entanto, em meio à pesquisa, o mundo foi acometido pela pandemia da Covid-19 e, obviamente, o trabalho também foi impactado.Porém, o que parecia ser um entrave na pesquisa, acabou fomentando novas possibilidades. Não se abriu mão do diálogo ou da produção coletiva, mas foi preciso adotar novas ferramentas para efetivar a participação dos professores em todo o processo. Ao fim, a pesquisa mostra não somente uma possibilidade de realizar uma formação permanente de professores eficaz, mas sim, ferramentas que potencializam a escuta, o diálogo e a participação efetiva durante todo o processo de planejamento, organização, desenvolvimento e avaliação. Além disso, por conta do distanciamento social em meio à pandemia, a produção de cartas foi uma das estratégias de diálogos entre os participantes e o formador, e este e-book traz algumas dessas cartas pedagógicas. Elas não marcam apenas a participação desses professores nos encontros de formação, mas também traduzem os seus sentimentos e percepções sobre algo que nunca haviam vivido: à docência em um cenário de pandemia. Este e-book será dividido em duas partes. Na primeira, um olhar sobre um modelo de formação permanente construído em diálogo com os professores. Na segunda parte, as cartas de professores que relatam sobre o seu trabalho no auge da pandemia da Covid-19.