REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Os impactos pedagógicos da inserção da literatura infantil nas práticas corporais de movimento em uma turma de crianças pequenas da educação infantil durante a pandemia

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dc.contributor.advisor Maurente, Viviane Maciel Machado
dc.contributor.author Wasum, Karine da Silva
dc.date.accessioned 2022-04-13T11:15:44Z
dc.date.available 2022-04-13T11:15:44Z
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2116
dc.description.abstract Essa dissertação tem como objetivo analisar os impactos pedagógicos da inserção da literatura infantil nas práticas corporais de movimento em uma turma de crianças pequenas da Educação Infantil, durante a pandemia. É de cunho qualitativo e caracteriza-se por ser uma pesquisa-ação. Aborda as práticas corporais de movimento, literatura infantil e ludicidade. Também, discorre sobre os significados das infâncias, história, educação e corpo brincante. Apresenta como objeto de análise as práticas corporais de movimento inspiradas em literaturas infantis e os registros da realização das mesmas através de fotografias e vídeos. Esses registros são de crianças de uma turma de faixa etária 5, crianças pequenas segundo a BNCC. Nos resultados e discussões, após análises semanais, encontrou três categorias denominadas de “participação familiar e afetividade”, “corpo, movimento e desenvolvimento motor” e “literatura infantil e ludicidade”. Pode-se observar que foi essencial o uso das tecnologias de informação e comunicação para todo o desenrolar da pesquisa. Também, os multiletramentos surgem como grandes aliados na comunicação entre professora e responsáveis das crianças. Destacou-se a importância do trabalho em conjunto da escola e famílias, o qual recebeu ainda mais ênfase com o período pandêmico. Referente às literaturas infantis, foram grandes aliadas às propostas lúdicas. As análises das práticas corporais de movimento demonstraram diversas ligações com as falas dos autores referentes ao esperado para as crianças pequenas na educação infantil. Conhecimento do corpo e expressão através dele, autonomia e criação durante as vivências, locais alegres, relação com a realidade social e os três âmbitos cognitivo, afetivo e motor fizeram-se presentes. Da mesma forma, a ludicidade, com base nas escritas dos autores sobre o tema, também se mostrou nos registros. As falas imaginativas e fantasiosas, imitações, crianças concentradas e envolvidas, locais prazerosos com diversas linguagens envolvendo música e expressão corporal além de sorrisos e risadas indicando o prazer em realizar as vivências lúdicas.
dc.language.iso 220412s2021####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Literatura infantil
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Educação infantil
dc.subject Pandemia
dc.subject Ludicidade
dc.subject Movimento
dc.title Os impactos pedagógicos da inserção da literatura infantil nas práticas corporais de movimento em uma turma de crianças pequenas da educação infantil durante a pandemia
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M372.879.6
dc.description.additionalinformation O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "formação permanente de professores: possibilidades de práticas corporais de movimento e da literatura infantil durante a pandemia" de autoria de Karine da Silva Wasum.


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