O interesse pelo tema surgiu inicialmente a partir de experiência própria com a prática de narrar histórias em turmas de Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As histórias literárias, em espaço diferente da tradição oral, são empregadas como instrumento curativo, terapêutico, pelo seu potencial lúdico e provocativo de risos, por favorecer identificações com os enredos, por apresentar soluções a problemas e oferecer ensinamentos. A pesquisa tem o objetivo de contribuir com a qualificação das narrativas de histórias de literatura infantil, por meio da identificação e exploração dos seus aspectos lúdicos. Os objetivos específicos são a) pesquisar, em trabalhos publicados, as abordagens sobre o lúdico na literatura infantil a) identificar o sentido de ludicidade em histórias; c) investigar os efeitos da literatura, empregada de forma lúdica, no desenvolvimento infantil.A metodologia da pesquisa é bibliográfica buscando em artigos, trabalhos de conclusão de curso, vídeos de youtu.be, os aspectos lúdicos dos quais se deduz efeitos na infância e no desenvolvimento das crianças. O trabalho está organizado em cinco capítulos e as principais referências são:Abramovich(1997) Gutfriend(2003);Perrow(2013); Sisto (2010); Zilberman (1998).Concluiu-se que a perspectiva ética, estética e lúdica fortalecem a formação dos leitores autônomos, crítico-reflexivos. O aspecto lúdico vinculado à literatura infantil está no conjunto composto pela narrativa, enredo, produção gráfica, garante a potência lúdica do livro e finalmente compreendeu-se que o lúdico está no exercício intelectual provocado pela obra. O potencial da literatura para o desenvolvimento infantil permite listar ricas possibilidades tais como autoconhecimento; atenção e concentração;alfabetização e letramento; aventuras; cura; linguagem; mentalidade aberta; modos de vida; socialização; territórios; valores.