REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade: intervenções possíveis por meio da ludicidade

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dc.contributor.advisor Lutz, Armgard
dc.contributor.author Nunes, Angélica Krause
dc.date.accessioned 2022-04-13T11:17:49Z
dc.date.available 2022-04-13T11:17:49Z
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2119
dc.description.abstract A questão da vulnerabilidade infanto-juvenil adquiriu maior profundidade durante a pandemia no mundo e no Brasil. Apesar do extenso histórico dos fatores e das condições de produção da vulnerabilidade no Brasil afetando infâncias, não houve maior inclinação do olhar e de ações capazes de acionar profundas políticas públicas em prol de menos violências e de efetiva proteção ao público infanto-juvenil. A educação nas instituições escolares e não escolares apresentam potencial ao esclarecimento e encaminhamentos em prol da segurança emocional de crianças e adolescentes. Partindo desta tese, a pesquisa tem por objetivo explicitar o potencial terapêutico da ludicidade junto a um grupo de crianças em situação de vulnerabilidade (s), de uma instituição não escolar. Os objetivos específicos são a) caracterizar a condição de vulnerabilidade infantil; b) identificar as possibilidades terapêuticas do lúdico com foco na vulnerabilidade infantil; c) investigar sobre impactos do lúdico no âmbito sócio emocional das crianças. O estudo aprofunda o potencial pedagógico da ludicidade oferecendo bem-estar capaz de produzir segurança emocional. O estudo busca aportes teóricos em Ruf (2018), Winicott (1975). A metodologia da pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou os instrumentos: o estudo da instituição não escolar, entrevista online com o psicólogo que atende o público infanto-juvenil e as famílias em situações de vulnerabilidades que a procuram e entrevista à professora de educação infantil em comunidade vulnerável. Compreendeu-se que a formação de professores necessita incluir o tema da vulnerabilidade X segurança emocional segundo os princípios de Winnicott e da Pedagogia de Emergência. As ações, lúdico artísticas constituem recurso potente a fim de amenizar os traumas diante do conjunto de vulnerabilidades vividas nos contextos em que habita o público infanto-juvenil.
dc.language.iso 220412s2021####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Vulnerabilidade social
dc.subject Ludicidade
dc.subject Segurança emocional
dc.subject Crianças e adolescentes
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade: intervenções possíveis por meio da ludicidade
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M37.061


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