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Essa dissertação tem como objetivo investigar as possibilidades e desafios quanto ao uso de portfólios no ensino de geografia a partir da análise e reflexão acerca de práticas de multiletramentos geográficos desenvolvidas no Ensino Médio visando ao aprimoramento das mesmas. Para tanto, optou-se por uma pesquisa qualitativa de acordo com os procedimentos da pesquisa-ação educacional, pois permite analisar a prática e refletir sobre, visando um processo contínuo de observação. Tendo em vista esta abordagem metodológica desenvolveram-se oito sessões (períodos de duas horas cada), de encontros de aulas do tipo oficinas via plataforma on-line Google Meet, com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. Devido à pandemia de COVID-19, as oficinas tiveram que obrigatoriamente ser realizadas de modo remoto, desta maneira preservou-se a saúde de todos os envolvidos neste estudo. Os instrumentos escolhidos para a produção de dados foram: portfólios produzidos pelos estudantes durante as oficinas e diário de campo produzido pela pesquisadora, assim como imagens e materiais diversos utilizados pelos estudantes em suas produções. Justifica-se a escolha de oficinas como parte do processo metodológico, pois as mesmas, em sua concepção epistemológica, destacam-se como lugares de ação, de experiências, troca de conhecimentos, reflexão, atravessados pela possibilidade de resolverem-se situações problemas. Como resultados desta pesquisa aponta-se entre eles, o fato de que foi possível observar na maioria dos portfólios produzidos a apropriação de conceitos geográficos, em especial o conceito de lugar, por intermédio dos diferentes gêneros textuais e discursivos aliados a uma série de aulas oficinas que buscavam relacionar a todo o momento, teoria e prática e a problematização, permeadas por práticas multimodais gerando portfólios muito ricos e singulares, ou seja, práticas que possibilitaram os multiletramentos geográficos. Ocorreu assim, uma apropriação/construção de conceitos, sem a necessidade de construção teórica dos mesmos, que foi pesquisada e discutida por cada estudante em seu portfólio sempre que necessário para a análise espacial. Também é perceptível o aumento da qualidade da produção escrita dos estudantes e ao mesmo tempo um salto nas questões interpretativas. Ressalta-se também a utilização de designs e novos designs construídos por eles, em seus portfólios, assim como a criatividade e organização, diversificando os materiais, valorizando as particularidades, e potencializando as individualidades, permitindo ao mesmo tempo um acompanhamento bastante eficaz da aprendizagem de cada estudante. Como produto deste estudo elaborou-se um portfólio formativo da pesquisadora, intitulado: “Portfólio formativo de uma professora pesquisadora: Em busca dos multiletramentos geográficos”, tendo por base a experiência docente desenvolvida, contendo os principais referenciais teórico-conceituais, orientações, exemplos de produções de portfólios e reflexões sobre o processo da pesquisa-ação, assim como algumas sugestões para professores que desejam iniciar a utilização deste instrumento em suas práticas ou desejam buscar referenciais voltados para os multiletramentos geográficos. |
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