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Esta pesquisa investigou a caminhada na construção da proposta pedagógica da Escola Estadual de Ensino Fundamental e de Educação Integral Dom José Baréa, localizada no litoral norte do estado do Rio Grande do Sul, no município de Três Cachoeiras. Nos debruçamos através do referencial crítico, tendo Paulo Freire como principal teórico e também como inspiração metodológica. Nosso problema de pesquisa buscou saber como é desenvolvida a proposta pedagógica da Escola Baréa, no âmbito da Educação Integral, tendo como objetivos, além de investigar o desenvolvimento desta proposta, conhecer, compreender e registrar a caminhada da escola nesta construção e, estabelecer diálogo com os interlocutores, para entender a relação dos mesmos com a escola. Nossa metodologia envolveu a dimensão qualitativa, pois utilizamos a observação participante antes da pandemia de Covid-19. Ainda, analisamos os documentos da escola, e inspiradas nas cartas pedagógicas de Paulo Freire, nossa ferramenta de diálogo com os interlocutores da escola foram cartas, o que buscou possibilitar que as vozes dos sujeitos fossem ouvidas. Por fim, sistematizamos as experiências interpretando criticamente os dados produzidos na pesquisa. Os interlocutores da pesquisa compreendem a educação como algo complexo e que está além da sala de aula ou ambiente escolar, não se restringindo aos turnos propostos. Trata-se de um ato que envolve não somente a escola e o aluno, mas também a família, a comunidade e os entes locais em um processo de construção do conhecimento e de trocas. No decorrer de nosso estudo, a Escola Baréa nos mostrou que é possível fazer diferente. A luta para isso acontecer é diária. Mas, no coletivo, tendo o apoio da comunidade, a educação acontece, os educadores resistem e tentam fazer educação ouvindo os sujeitos, considerando o contexto e os anseios da comunidade. O currículo, visto desta forma, não é estático; é vivo, como a vida que pulsa e anseia por um mundo mais justo e digno, sem deixar ninguém para trás. O produto, resultado da pesquisa, além da dissertação, é uma carta pedagógica à comunidade e um livro infantil intitulado “Nina e uma escola chamada Baréa”. |
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