| dc.contributor.advisor | Martinez, Mirna Susana Vieira de | |
| dc.contributor.author | Lima, Giovane Ricardo Duarte | |
| dc.date.accessioned | 2022-06-21T12:28:06Z | |
| dc.date.available | 2022-06-21T12:28:06Z | |
| dc.date.issued | 2021 | |
| dc.date.submitted | 2021 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2181 | |
| dc.description.abstract | O presente artigo é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo refletir como o supervisor e o orientador podem ser elementos dinamizadores de uma gestão participativa e democrática. A pesquisa buscou identificar o conceito e a história do orientador e do supervisor. Este deve conduzir a formação continuada dos professores, auxiliando-os na busca por novos conceitos e valores, com vistas ao sucesso do desenvolvimento educativo. O orientador, por sua vez, zela pela formação dos alunos como cidadãos, auxiliando os docentes a entender o comportamento dos discentes e cuidando das relações entre todos junto da comunidade escolar. O estudo foi embasado em autores que tratam do assunto, como Libâneo (2013) e Grinspun (2002). A metodologia foi a pesquisa bibliográfica com enfoque descritivo. O resultado foi de que os supervisores e orientadores educacionais são profissionais que agem com visão de futuro, pois fazem a diferença na vida dos alunos e professores, motivando-os nas boas relações com quem aprende e com quem ensina, para que o dinamismo aconteça através de ações concretas na efetivação da gestão democrática e participativa. | |
| dc.language.iso | 220620s2021####bl#####fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Supervisão escolar | |
| dc.subject | Orientação Escolar | |
| dc.subject | Gestão democrática | |
| dc.subject | Gestão participativa | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.title | O supervisor e o orientador escolar como sujeitos dinamizadores de uma gestão participativa e democrática | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | M37.048.3 |