dc.contributor.advisor |
Martinez, Mirna Susana Vieira de |
|
dc.contributor.author |
Lima, Giovane Ricardo Duarte |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-21T12:28:06Z |
|
dc.date.available |
2022-06-21T12:28:06Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.date.submitted |
2021 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2181 |
|
dc.description.abstract |
O presente artigo é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo refletir como o supervisor e o orientador podem ser elementos dinamizadores de uma gestão participativa e democrática. A pesquisa buscou identificar o conceito e a história do orientador e do supervisor. Este deve conduzir a formação continuada dos professores, auxiliando-os na busca por novos conceitos e valores, com vistas ao sucesso do desenvolvimento educativo. O orientador, por sua vez, zela pela formação dos alunos como cidadãos, auxiliando os docentes a entender o comportamento dos discentes e cuidando das relações entre todos junto da comunidade escolar. O estudo foi embasado em autores que tratam do assunto, como Libâneo (2013) e Grinspun (2002). A metodologia foi a pesquisa bibliográfica com enfoque descritivo. O resultado foi de que os supervisores e orientadores educacionais são profissionais que agem com visão de futuro, pois fazem a diferença na vida dos alunos e professores, motivando-os nas boas relações com quem aprende e com quem ensina, para que o dinamismo aconteça através de ações concretas na efetivação da gestão democrática e participativa. |
|
dc.language.iso |
220620s2021####bl#####fr#####000#0#por#d |
|
dc.subject |
Supervisão escolar |
|
dc.subject |
Orientação Escolar |
|
dc.subject |
Gestão democrática |
|
dc.subject |
Gestão participativa |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.title |
O supervisor e o orientador escolar como sujeitos dinamizadores de uma gestão participativa e democrática |
|
dc.type |
Arquivo digital |
|
local.description.areasdoconhecimento |
M37.048.3 |
|