REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

O supervisor e o orientador escolar como sujeitos dinamizadores de uma gestão participativa e democrática

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Martinez, Mirna Susana Vieira de
dc.contributor.author Lima, Giovane Ricardo Duarte
dc.date.accessioned 2022-06-21T12:28:06Z
dc.date.available 2022-06-21T12:28:06Z
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2181
dc.description.abstract O presente artigo é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo refletir como o supervisor e o orientador podem ser elementos dinamizadores de uma gestão participativa e democrática. A pesquisa buscou identificar o conceito e a história do orientador e do supervisor. Este deve conduzir a formação continuada dos professores, auxiliando-os na busca por novos conceitos e valores, com vistas ao sucesso do desenvolvimento educativo. O orientador, por sua vez, zela pela formação dos alunos como cidadãos, auxiliando os docentes a entender o comportamento dos discentes e cuidando das relações entre todos junto da comunidade escolar. O estudo foi embasado em autores que tratam do assunto, como Libâneo (2013) e Grinspun (2002). A metodologia foi a pesquisa bibliográfica com enfoque descritivo. O resultado foi de que os supervisores e orientadores educacionais são profissionais que agem com visão de futuro, pois fazem a diferença na vida dos alunos e professores, motivando-os nas boas relações com quem aprende e com quem ensina, para que o dinamismo aconteça através de ações concretas na efetivação da gestão democrática e participativa.
dc.language.iso 220620s2021####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Supervisão escolar
dc.subject Orientação Escolar
dc.subject Gestão democrática
dc.subject Gestão participativa
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title O supervisor e o orientador escolar como sujeitos dinamizadores de uma gestão participativa e democrática
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M37.048.3


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples